Poços de Caldas, MG – Dando continuidade às iniciativas de articulação para a criação da Rede da Igualdade Racial, a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica realizou uma reunião com representantes das religiões de matrizes africanas. O encontro foi realizado no Espaço Cultural da Urca, na noite da última terça-feira (25).
“Foi um encontro muito proveitoso e reflexivo. Os pais e mães de Santo nos colocaram suas preocupações com a discriminação que passam para exercer sua religiosidade e a necessidade de união para lutarem pelo respeito à maneira de expressarem sua fé e seus ritos e também da necessidade de terem um espaço para fazerem suas ofertas e ritos, tanto para Umbanda quanto o Candomblé”, destacou a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
A secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, também participou da reunião. Em processo de articulação, a Rede da Igualdade Racial será um espaço de reflexão sobre as políticas públicas, realizando um trabalho de conscientização, difusão de conhecimento, divulgação de leis e serviços, com foco no combate ao racismo e à desigualdade racial.
A criação da rede é uma das frentes de trabalho da recém-criada Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, que tem como objetivo principal reduzir as desigualdades raciais no município, com foco na população negra, por meio de ações planejadas, além de atender às demandas imediatas identificadas na cidade.