Poços de Caldas, MG – O Projeto EnvelheSer desenvolve jogos cognitivos e pedagógicos aos idosos atendidos nos Centros Integrados de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI) nas regiões leste, oeste e sul, auxiliando no desenvolvimento e manutenção da atenção, memória, aprendizagem e criatividade, além de promover a socialização e a diversão dos idosos.
Durante a rotina da instituição, é possível observar que os jogos aumentam o foco e a concentração, a capacidade de comunicação e estimulam o pensamento lógico e estratégico, a habilidade de resolução de problemas e a criatividade dos atendidos. Como função terapêutica, além de causar sensação de bem-estar e relaxamento, os jogos estimulam a interação social, a empatia e a colaboração entre pares.
O Projeto EnvelheSer é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social nos Centros Dia para idosos do município, totalizando 160 idosos atendidos. A proposta tem como objetivo promover o bem-estar físico, emocional e social dos idosos, além de estimulação cognitiva e da coordenação motora. Para isso, são utilizados diversos materiais esportivos e jogos pedagógicos, intelectuais e de desenvolvimento socioemocional.
A partir dessa metodologia, os idosos têm a oportunidade de socialização entre pares, desenvolvimento do autoconhecimento, fortalecimento de vínculos e aquisição de novos aprendizados, usufruindo de um envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
CIADI
O atendimento no Centro Dia é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço, voltado para idosos de ambos os sexos, com 60 anos ou mais e que se encontram em vulnerabilidade e risco social.
O CIADI conta com equipe multidisciplinar que oferece oportunidades aos idosos, desenvolvendo uma série de atividades pensadas e elaboradas para manter ou desenvolver competências próprias da idade, prevenindo e promovendo a saúde e o bem-estar geral, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, fortalecendo os vínculos familiares, proporcionando a diminuição da sobrecarga dos cuidadores domésticos e segurança para a família, com cuidado e proteção para seu idoso, dentro da Política de Assistência Social e Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, além do acompanhamento sistemático do Conselho Municipal do Idoso.