Poços de Caldas, MG – Na noite desta terça-feira (25/02), a Associação Atlética Caldense promoveu uma clínica de squash conduzida por Renato Gallego, treinador de renome internacional e diretor técnico da Confederação Brasileira de Squash. O evento, realizado nas quadras do clube, das 19h às 22h, contou com a presença de associados interessados em desenvolver suas habilidades no esporte.
Recém chegado de Quito, capital do Equador, Gallego foi head coach e treinador principal, onde participou do Sul-americano Juvenil de Squash, trazendo duas medalhas de prata e três de bronze para o Brasil. “Um aprendizado muito legal no meu 20º Sul-americano, 15 com a seleção brasileira e 5 com outros países. Com esse torneio, apesar dos 3.000 metros de altitude, pude adquirir mais vivência esportiva para aplicar nos treinamentos aqui na Caldense”, disse o treinador.
A dinâmica da clínica trabalhou com um grupo bem heterogêneo, de iniciantes até associados que jogam bem, sempre buscando melhorar a parte tática dos atletas. Os participantes tiveram a oportunidade de receber instruções detalhadas sobre técnicas e estratégias do jogo. O programa incluiu exercícios práticos, tanto individuais quanto em grupo, com foco na evolução técnica e estratégica, promovendo ainda a integração entre jogadores de diferentes níveis.
Carine Câmara compartilha sua experiência em mais uma edição da clínica de squash com Gallego. Para ela, cada encontro traz aprendizados únicos. “Não é a primeira vez que participo da clínica, e sempre saio com algo novo. O Renato tem muito conhecimento e prática, e cada ensinamento é válido. Por mais que alguns pensem que é sempre a mesma coisa, não é. Cada vez aprendendo uma técnica diferente”, afirma.
Ela destaca que os resultados aparecem no dia a dia, durante as práticas no clube e afirma que é jogando que se percebe a diferença. “É um privilégio aprender com um profissional de renome internacional. Vale muito a pena ter alguém tão experiente compartilhando técnicas e táticas de jogo aqui no clube”, disse a associada.
Miguel Gustavo Junqueira Franco também participa de mais uma clínica. “Estar novamente aqui é muito bom, muito interessante. Além da confraternizarmos com os colegas, a gente interage com os demais praticantes e tem a oportunidade de praticar e aperfeiçoar a nossa técnica, nos ajudando a melhorar no esporte”, comenta Franco.
Shirley Maria Campos Domingues entra na quadra pela primeira vez e, segundo ela, foi uma experiência nova e prazerosa. “Eu adorei, achei um esporte de muito movimento, gosto disto. Eu que sou agitada, foi ótimo aprender os primeiros movimentos. Sempre tive curiosidade e vontade de fazer squash, já que pratico diversas outras atividades esportivas na Caldense”, comentou a iniciante.
Renato Gallego ressaltou a relevância da clínica para a comunidade esportiva do clube. “Este programa, que percorreu mais de 20 cidades brasileiras, teve início há 11 anos aqui na Caldense. Poços e a Caldense são como uma segunda casa para mim. É sempre um prazer retornar e trabalhar com os associados, especialmente com a excelente infraestrutura que é oferecida aqui”.
O treinador relembrou sua relação duradoura com o clube. “Desde 2014, conduzo estas clínicas na Caldense, atendendo atletas de todos os níveis, desde iniciantes até veteranos com vasta experiência. Nosso foco é promover um equilíbrio entre o desenvolvimento técnico e tático dos participantes. É gratificante testemunhar o crescimento do squash aqui, reflexo do excelente trabalho do professor Aílton Lopes.”
Além de comandar a Seleção Brasileira de Squash, Renato Gallego atua como mentor esportivo, tutor em coaching pela World Squash Federation, gestor e criador do Método Renato Gallego. Com projetos realizados em dez países e iniciativas voltadas para as próximas Olimpíadas, ele também é coautor do livro Como Jogar Squash.
A realização desta clínica reforçou o compromisso da Caldense em proporcionar atividades de alta qualidade aos seus associados, impulsionando o desenvolvimento do squash na região. As sessões com Renato Gallego terão continuidade na quarta-feira (26/02), no mesmo horário, nas quadras do clube.