Poços de Caldas, MG – “Ó abre alas, que eu quero passar…” A música mais popular de Chiquinha Gonzaga bem que poderia servir como lema para sua vida. Compositora e maestrina de sucesso, numa época em que mulher não tinha profissão, ela abriu caminhos e ajudou a definir os rumos da música brasileira. A biografia de Chiquinha Gonzaga, autora daquela que é considerada a primeira marcha carnavalesca do país, intitulada Ó Abre Alas, de 1899, é a indicação de leitura das bibliotecas para o feriado de Carnaval.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, deixou uma obra estimada em cerca de duas mil canções e 77 partituras para peças teatrais, maior do que qualquer compositor de seu tempo. O livro traz cerca de 90 imagens que convidam o leitor a conhecer o Rio de Janeiro da virada do século pelo olhar de grandes fotógrafos, além de fotos do acervo da família.
Lançada em 1984, a biografia Chiquinha Gonzaga: uma história de vida, escrita por Edinha Diniz, foi revisada, atualizada e relançada em 2009. Ao acessar documentos antes indisponíveis, Edinha trouxe novas e importantes revelações sobre a vida de Chiquinha.
Nesta série, as indicações de leitura reúnem biografias, autorizadas ou não, e autobiografias de personalidades como políticos, empresários, astros de Hollywood, cantores, compositores e escritores. Biografia é a história escrita da vida de uma determinada personalidade. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa “vida” e graphein, que significa “escrever”. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Chiquinha Gonzaga: uma história de vida está disponível para empréstimo em duas unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.
Confira os endereços e horários de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30