Foto: Divulgação

Lula cobra punição após racismo contra jogador do Palmeiras

Data da Publicação:

08/03/2025

Brasília, DF –  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou providências das entidades de futebol e punição aos responsáveis pelo episódio de racismo sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, durante uma partida da Libertadores Sub-20, em Assunção.

“Todo apoio ao nosso jovem Luighi, do Palmeiras, vítima de ato racista no Paraguai. O futebol significa trabalho coletivo, superação e respeito. Racismo significa o fracasso da humanidade. Basta de ódio disfarçado de rivalidade. O mundo não pode mais tolerar esse tipo de violência que fere a dignidade e a esperança da nossa juventude. A FIFA, a Conmebol e a CBF precisam agir e que os culpados sejam exemplarmente responsabilizados”, disse o presidente, em postagem na rede social X.

Lula já se manifestou em casos anteriores, como a perseguição de torcedores espanhóis ao jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid.

O presidente reforçou a posição do governo de combate ao racismo e outras formas de preconceito.

 

Entenda o caso

O jogador Luighi, da Sociedade Esportiva Palmeiras, foi alvo de xingamentos e gestos racistas de torcedores do Cerro Porteño no momento em que comemorava um gol na partida entre os times pela Taça Conmebol Libertadores sub-20, na capital paraguaia.

O time paulista venceu por 3 a 0 a equipe paraguaia.

Em entrevista à imprensa após o jogo, o atacante se emocionou e questionou “até quando” ações como essa passarão impunes. Ele dirigiu a pergunta aos repórteres que não citaram o episódio durante entrevista após a partida. O jogador cobrou ainda um posicionamento da Conmebol, organizadora da competição.

“A Conmebol vai fazer o que sobre isso? O que fizeram comigo foi um crime”, desabafou o atleta.

“Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? é a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto seguimos lutando”, disse Luighi, nas redes sociais.

Exclusão do Cerro Porteño

Ainda na quinta-feira (6), a Conmebol e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestaram contra os atos racistas e afirmaram rejeitar “categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo” e que “medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área”.

A CBF disse que “enviou nesta sexta-feira (7) denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño, do Paraguai, da Libertadores Sub-20”.

Leia Também

Foto: Caldense/Divulgação

Master Caldense vence Master Perdões em amistoso do Centenário

Poços de Caldas, MG - No sábado, 26 de abril de 2025, a equipe Master da Associação Atlética Caldense esteve na cidade de Perdões-MG para mais um amistoso em comemoração ao Centenário do clube. Mostrando bom entrosamento e espírito competitivo,…
Foto: Caldense/Divulgação

Caldense contrata lateral Mastherson, que vem de quatro acessos consecutivos e dois títulos

Poços de Caldas, MG - A Caldense acertou a contratação do lateral Mastherson, que acumula quatro acessos consecutivos, com Mamoré, Aymorés, Uberaba, União Barbarense e dois títulos, com Mamoré e União Barbarense. O jogador atua principalmente pela direita, mas também…
Foto: Caldense/Divulgação

Caldense: Tiago Oliveira avalia preparação e projeta confronto contra Patrocinense

Poços de Caldas, MG - A Caldense entra oficialmente na contagem regressiva para a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II. No próximo domingo, dia 4 de maio, a equipe comandada pelo técnico Tiago Oliveira fará sua primeira partida na competição diante…
Foto: Divulgação

Atletas de Poços conquistam títulos na quarta Copa Ragnarok de Jiu Jitsu com apoio da Prefeitura

Poços de Caldas, MG - Com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria de Esportes, os atletas da cidade brilharam na Quarta Copa Ragnarok de Jiu Jitsu, realizada em São José do Rio Pardo, SP, no…
Foto: Divulgação

Nova fase: anunciada a oficialização da Associação Sementes do Futuro

Poços de Caldas, MG - O educador esportivo Fernando Henrique dos Santos, Pelezinho, conversou com o Jornal Mantiqueira neste fim de semana e anunciou a oficialização da Associação Sementes do Futuro, projeto que vem sendo desenvolvido desde 2006 e agora…
Foto: Divulgação

Cricket brasileiro dá passo histórico com filiação no Comitê Olímpico do Brasil

Rio de Janeiro, RJ - Em um momento histórico para o esporte nacional, a Confederação Brasileira de Cricket (Cricket Brasil) oficializou sua filiação ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia representa não apenas um avanço significativo para o cricket…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!