Foto: Divulgação

Prefeitura multa estabelecimentos por perturbação do sossego em Poços

Data da Publicação:

19/03/2025

Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, aplicou multas a estabelecimentos da cidade que violaram a Lei de Perturbação do Sossego, como parte de um esforço contínuo para garantir o cumprimento das normas municipais e combater os transtornos causados à população. As ações de fiscalização, realizadas aos finais de semana, têm sido intensificadas para preservar a tranquilidade e o bem-estar dos moradores.
A fiscalização foi conduzida por agentes de Posturas, com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito, que verificaram irregularidades em bares, restaurantes e outros locais de entretenimento noturno. Dentre as infrações mais comuns estavam o volume excessivo de som e o desrespeito aos horários estabelecidos para a realização de eventos com música ao vivo. Como resultado, foram abertos 77 processos, feitas 45 notificações e aplicadas 19 multas, incluindo valores consideráveis para os infratores.
Dois estabelecimentos, alvo de diversas reclamações, foram multados em valores significativos: um recebeu uma multa de R$45.833,33, enquanto o outro foi penalizado com R$11 mil, devido à reincidência de infrações relacionadas à perturbação do sossego. Estas penalidades refletem o compromisso da Prefeitura em fazer cumprir as normas e combater atitudes que prejudicam a convivência e o descanso da população.
O Diretor de Serviços Públicos, Cláudio Torres, ressaltou a importância das ações de fiscalização para o bem-estar da comunidade. “Recebemos inúmeras queixas de moradores sobre o barulho excessivo e eventos realizados em horários inadequados. Essas infrações afetam a qualidade de vida da população. O objetivo da operação não é inibir o comércio e o entretenimento, mas garantir que os estabelecimentos cumpram as normas e respeitem o sossego público.”
Além das infrações relacionadas à perturbação do sossego, que foram as mais recorrentes, também foram identificados outros problemas, como a falta de alvará, instalação inadequada de mesas e cadeiras e a ausência de laudos acústicos e do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
A Prefeitura de Poços de Caldas segue comprometida em intensificar as fiscalizações e conscientizar os proprietários de estabelecimentos sobre a importância de respeitar as normas, visando um ambiente mais organizado e seguro para todos os cidadãos.

Leia Também

Foto: Divulgação

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
foto-trafico-18-04-25

Tático Móvel prende três por tráfico de drogas

Poços de Caldas,MG - Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas, a equipe da 129ª Companhia da Polícia Militar, por meio do Tático Móvel realizou uma operação bem-sucedida na Rua Saturno, cruzamento com Cruzeiro do Sul, no…
foto-escalada-18-04-25

Setor 35 é inaugurado e apresenta novo conceito de academia de escalada em Poços

Poços de Caldas, MG – Foi inaugurada no último sábado (12) a Academia de Escalada Setor 35, o mais novo espaço esportivo e cultural da cidade. A abertura oficial contou com um festival infantil e uma animada competição, atraindo participantes…
foto-zico0sergio-coopocos-18-04-25

Poços celebra 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços e Mantiqueira relembra esta história de sucesso

Poços de Caldas, MG – Em 2010, um sonho começou a tomar forma nas mentes e nos corações de dois amigos: O professor de Educação Física André Oliveira e o ex-jogador Paulista. Ambos compartilhavam o desejo de contribuir com o…
Foto: Caldense/Divulgação

Caldense vence jogo-treino no Ronaldão diante do SEV Hortolândia por 4 a 0

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta quarta-feira (16/04), a Caldense realizou seu terceiro jogo-treino da fase preparatória para o Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o SEV Hortolândia e venceu por 4 a 0. A partida…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!