Poços de Caldas, MG – Na última terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita do assessor de comunicação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-4 MG), Raphael Jota. Acompanhado pelo diretor de Controle e Avaliação da SMS, João Carlos Naldoni Júnior, o representante do conselho conheceu os serviços de fisioterapia oferecidos pela rede pública municipal. A visita destacou a importância desses serviços, sua organização e a qualidade do atendimento prestado na cidade.
Durante o encontro, foram apresentados os principais setores onde a fisioterapia tem papel de destaque em Poços de Caldas: a Clínica de Fisioterapia do Hospital Vereador Gilberto de Mattos, o Ambulatório de Dor Crônica Complexa (AMBDor) e o atendimento 24 horas de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além disso, a Prefeitura mantém convênios com clínicas particulares para ampliar o acesso aos serviços e conta com mais uma clínica própria junto à UBS Central.
Clínica de Fisioterapia
Localizada no Hospital Gilberto de Mattos, na zona leste da cidade, a Clínica de Fisioterapia atende, em média, 70 pacientes por mês. A equipe, composta por seis fisioterapeutas, oferece atendimentos neurológicos, ortopédicos, reumatológicos, quadros crônicos e urgências.
A fisioterapeuta Márcia Calife Bessa Andrade destaca a qualidade do atendimento, mesmo diante da alta demanda. “Atendemos dois pacientes por horário, e o retorno tem sido muito positivo. Na maioria dos casos, a evolução é significativa”, destaca.
Maria da Silva Camargo, costureira e paciente da clínica, elogia o serviço. “Os profissionais são excelentes. A cada sessão, me sinto melhor, tanto fisicamente quanto psicologicamente”, relata.
AMBDor
O Ambulatório de Dor Crônica Complexa (AMBDor) já realizou 6.132 atendimentos em sete meses de funcionamento. Com uma equipe multidisciplinar de sete profissionais, incluindo três fisioterapeutas, o ambulatório tem alcançado resultados expressivos. De acordo com Alisson Barbosa Silva, fisioterapeuta e especialista em dor, 90% dos pacientes reduziram a ida a postos de saúde e serviços de urgência em busca de medicação. “O índice de satisfação dos pacientes é de 85%”, ressalta.
UPA: atendimento 24 horas para urgências e emergências
Na UPA, a população conta com atendimento fisioterapêutico 24 horas para casos de urgência e emergência. Com uma equipe de seis profissionais, são realizados, em média, 300 atendimentos mensais, abrangendo crianças, adultos, idosos e gestantes. Débora Cisternas, fisioterapeuta da unidade, destaca a importância do serviço. “O grande benefício é conseguir reverter a tempo o quadro de pacientes críticos, diminuindo o tempo de internação e melhorando a qualidade de vida”, afirma. “Disponibilizar para a população serviços de qualidade pelo SUS não é só uma meta deste governo, mas neste caso já é uma realidade conquistada por uma equipe de fisioterapia altamente comprometida e qualificada distribuída em toda a rede do SUS municipal. Parabenizo a cada um dos nossos fisioterapeutas e ao nosso diretor e fisioterapeuta João Naldoni pelo reconhecimento do CREFITO que destacou Poços de Caldas como referência pra todo Estado de Minas Gerais,” salienta o secretario de Saúde – Luis Augusto de Faria Cardoso
João Carlos Naldoni, fisioterapeuta e diretor de Controle e Avaliação da SMS, celebrou a visita da equipe do CREFITO-4 MG. “Poços de Caldas tem diferenciais no atendimento, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade. Nosso município é pleno no que diz respeito à reabilitação física”, afirmou.