Foto: Divulgação

Vista cada pé de meia de uma cor e junte-se a nós na conscientização pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Data da Publicação:

20/03/2025

Poços de Caldas, MG – Dia das meias coloridas! Nesta sexta-feira, 21 de março, vista cada pé de meia de uma cor e junte-se a nós na conscientização pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. Vamos espalhar inclusão e respeito!
O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos. Oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012, a data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome, por isso 21/3.
Neste ano, o tema para o Dia Internacional da Síndrome de Down é: “Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!”. A campanha de 2025 enfatiza a necessidade de governos e comunidades aprimorarem os sistemas de suporte, garantindo que todos tenham acesso a recursos adequados para uma vida plena e inclusiva. A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apoia a campanha e convida a todos para que usem meias coloridas, chamando a atenção para a causa.

Síndrome de Down
O termo “síndrome” significa um conjunto de sinais e sintomas e “Down”, refere-se ao sobrenome do médico pediatra inglês John Langdon Down, primeiro a descrever clinicamente a associação dos sinais característicos das pessoas com SD, em 1866. A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética durante a divisão embrionária. As pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21 (o menor cromossomo humano), possuem três.
Apesar da origem da Síndrome de Down ser desconhecida, ela é a alteração cromossômica mais comum. É essencial que bebês e crianças com SD sejam acompanhadas desde cedo com exames diversos para diagnosticar o quanto antes quaisquer anormalidades cardiovasculares, gastrointestinais, endócrinas, auditivas e visuais. Muitas vezes, o tratamento precoce pode até impedir que esses problemas cheguem a afetar a saúde do indivíduo.
Crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.

Leia Também

foto-bmx-17-04-25

BMX Poços Clube se destaca na 2ª etapa do Campeonato Paulista com 35 atletas e 30 pódios em Americana

Poços de Caldas,MG - O BMX Poços Clube mais uma vez representou com garra e talento a cidade de Poços de Caldas na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing, realizada no último dia 13 de abril, na cidade…
foto-caca-talentos-17-04-25

Prefeito Paulo Ney visita Projeto Caça Talentos e destaca impacto social do esporte

Poços de Caldas, MG – O prefeito Paulo Ney visitou, na tarde desta quarta-feira (16), o Projeto Caça Talentos, uma iniciativa que atende alunos do 6º ao 9º ano no contraturno escolar com aulas de jiu-jitsu, promovendo o desenvolvimento físico,…
foto-dani-alvsi-17-04-25

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…
foto-conselho-municipal-17-04-25

Prefeitura recebe representantes da juventude para discutir avanços no Conselho Municipal

Poços de Caldas,MG - Na última quarta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal da Juventude se reuniram com o prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Governo, José Carlos Zanetti, e o diretor do Departamento de Parcerias e Captação…
foto-lancamento-livro-17-11-25

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas,MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A noite…
foto-machado-afogamento-17-04-25

Adolescente é encontrado morto após afogamento no Rio Machado

Machado, MG — O corpo de um adolescente foi encontrado na manhã desta segunda-feira (14) no Rio Machado, após ter desaparecido no domingo (13) durante uma confraternização com amigos nas margens do rio, na zona rural da cidade. Segundo relatos…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!