Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira, 21 de março, é celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Para marcar a data, em Poços de Caldas a programação vai ocupar a Praça Dom Pedro II, das 14h às 22h, com a participação de escolas e representantes de religiões afro-brasileiras.
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ) e tem como objetivos salvaguardar as tradições de raiz africana na cidade, dar visibilidade às diversas manifestações e reverenciar a ancestralidade do povo negro.
“Esta será a terceira edição desse evento de resistência, luta e fé. Nosso objetivo é que a população participe para fortalecer o reconhecimento e a valorização das tradições e cultura de matriz africana, combatendo a desinformação e o preconceito”, enfatiza a presidente do COMPIRÉ, Maria Augusta Clementino.
História
A data foi celebrada pela primeira vez em Poços e em todo o país no ano de 2023, a partir da Lei Federal 14.519/23, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março. A data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória das 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.
O evento é uma realização do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, que visa desenvolver ações voltadas para o combate ao racismo, ao preconceito, às discriminações raciais e, sobretudo, às desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura.
Serviço:
Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé
Data: 21 de março – sexta-feira
Horário: das 14h às 22h
Local: Praça Dom Pedro II