Poços de Caldas, MG – Neste sábado, 22 de março, Dia Mundial da Água, o DMAE realiza uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água. A ação acontece na Rua Assis Figueiredo com Prefeito Chagas, de 9h às 13h, e irá contar com distribuição de folhetos, copos de água e mudas de árvores produzidas pelo Horto Municipal, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Águas Minerais Poços de Caldas.
O objetivo é alertar a população para o uso consciente da água, um bem finito no planeta e que cabe a cada cidadão proporcionar meios para sua correta preservação. O DMAE, enquanto serviço público, realiza plantio de árvores nos mananciais e intervenções para diminuir os índices de perdas em todos os seus processos, além das ações de conscientização.
A campanha de sábado marca o início das comemorações pelos 60 anos do DMAE Poços de Caldas, apresentando o selo comemorativo que será utilizado durante o ano. Todas as ações e obras a serem realizadas estarão englobadas em um único programa, o “Águas do Futuro”.
No programa são detalhadas as realizações a serem desenvolvidas e que preparam Poços de Caldas para um futuro plenamente abastecido com água e saneamento de qualidade.
Entre as obras para este ano estão o início da duplicação da Estação de Tratamento de Água ETA V; intervenções em redes de água e esgoto para o novo presídio; substituição de redes de água e esgoto na região central da cidade; ampliação da reservação para a região sul; modernização do sistema de rede de esgoto do Distrito Industrial e Bortolan; investimentos nos sistemas de tratamento e distribuição de água e no sistema de coleta e tratamento de esgoto que atendem todo o município; atualização do Plano Diretor de Água e Esgoto de Poços de Caldas e investimentos na modernização dos sistemas administrativos e de atendimento ao público do DMAE.
São investimentos que somam um valor total de ,aproximadamente, R$ 110 milhões, realizados com recursos próprios da autarquia e também através de financiamento do governo federal, como a duplicação da ETA V, inserida no PAC- Programa de Aceleração de Crescimento.
As ações realizadas ao longo dos anos resultaram no reconhecimento, em nível nacional, da Universalização de Serviços de Saneamento, sendo Poços de Caldas a única cidade de Minas Gerais com mais de 150 mil habitantes a receber o título. “O DMAE segue a sua história, sempre contando com a experiência e capacidade técnica de seus servidores, garantindo o desenvolvimento de Poços de Caldas. Este ano de 2025 será um marco para o departamento e queremos dividir nossas conquistas com a população” ressalta Paulo César Silva, diretor do DMAE.
Uso consciente da água
Muitas são as ações do dia a dia que podemos tomar para economizar água. Confira algumas delas:
-Conscientização: O primeiro passo para economizar água é a conscientização. Familiarize-se com o consumo de água em sua casa e identifique áreas onde você pode reduzir.
-Reparação de Vazamentos: Pequenos vazamentos podem desperdiçar grandes volumes de água ao longo do tempo. Verifique regularmente torneiras, chuveiros e sistemas de encanamento.
-Torneiras e Chuveiros Eficientes: Instale torneiras e chuveiros de baixo fluxo, que reduzem o consumo de água sem comprometer o conforto.
-Utilização Consciente: Desligue a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou lava louças. Use máquinas de lavar roupa e louça apenas com carga completa.
-Coleta de Água da Chuva: Instale sistemas de coleta de água da chuva para regar plantas e jardins.