Poços de Caldas, MG – O Arte Ziriguidum recebe no próximo sábado, 29 de março, a partir das 14h, os estudantes do projeto Coletivo Travessias Literárias para o 3º ‘ENCONTRO MARCADO COM A ARTE PARA A LITERATURA’.
O encontro será coordenado pelas professoras e idealizadoras do projeto Loredany Villela e Marina Carvalho e haverá o momento de oficina de escrita com Dalmoni Lydijusse, artista plástica e proprietária do espaço cultural.
O projeto tem por objetivo, desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de Língua e Literatura para jovens, colaborando com educadores, a classe artística e interessados no assunto. Assim, não somente esses alunos são beneficiados, mas também todos que participam e compartilham seus saberes.
“Vivemos o auge da inteligência humana, a tecnologia segue avançando de maneira estarrecedora, mas o abismo entre os seres humanos é óbvio. O Coletivo Travessias Literárias pretende, não só seguir os currículos escolares, mas também proporcionar, através da literatura, uma educação mais humanizada e significativa. Nossa parceria com o Arte Ziriguidum começou em 2024 e o espaço se tornou um lugar de aconchego, onde os estudantes sentem-se felizes e à vontade para expressarem suas emoções, organizarem suas ideias e materializarem, através da escrita, suas opiniões sobre os temas tratados a cada encontro.” – Diz, Loredany Villela e Marina Carvalho, coordenadoras do projeto.
“A palavra como caminho de expressão é um convite a entrar em contato com recursos criativos que já existem, e que se atualizam quando há esses encontros. Além do que, o exercício da escrita é uma ferramenta de comunicação muito exigida para vida. Sobretudo na escola, essa diversidade para o desenvolvimento das práticas, sejam elas textuais e outros gêneros, contribui para a aquisição da competência na redação e transmissão de ideias.” – Comenta, Dalmoni Lydijusse.
Para o Arte Ziriguidum essas ações são atividades de responsabilidade social, que fazem parte da missão da empresa.
CONHEÇA QUEM ESTÁ
POR TRÁS DA INICIATIVA
Loredany Villela
Loredany é professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e na Educação Integral como professora de Teatro na rede pública de Poços de Caldas. É graduada em Letras pela Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e letras de Poços de Caldas- 1993 e possui uma vasta formação na língua portuguesa e literatura. Foi eleita Servidora Padrão da Secretaria de Educação de Poços de Caldas em 2011 e Servidora Padrão da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em 2019 e neste mesmo ano foi professora semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa. Possui vasta experiência como professora, orientadora de produções textuais e ministrante de oficinas e palestras textuais, oportunizando aos seus alunos a conquista de prêmios em concursos regionais, estaduais e nacionais.
Mariana Aparecida
de Carvalho
Mariana é professora, Licenciada em Língua Portuguesa, Bacharel em Estudos Literários, Mestre em Estudos da Linguagem – Linguagem e Memória Cultural, pela Universidade Federal de Ouro Preto e Doutora em Estudos de Literatura – Literatura Comparada com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminsense. Professora de Língua Portuguesa, de Literatura e de Redação na Rede Pública Municipal de Poços de Caldas. Atuou, por 9 anos, como professora-tutora do curso de Licenciatura em Letras/Português (EAD) da Universidade Federal de Lavras e também do curso de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura da referida universidade.
Dalmoni Lydijusse
Dalmoni é mineira, formada e atuante das artes plásticas e possui um vasto currículo de formações e atuações, que migram entre o sudeste brasileiro, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Desde 2003 ministra sua galeria de arte e atelier, Arte Ziriguidum, que se iniciou como exercício de docência e hoje é um espaço cultural que recebe propostas de artistas da cidade e região. Além de artista plástica e ateliêrista, Dalmoni atua em sua cidade como produtora cultural, palestrante, oficineira e curadora artística, fazendo parte de diversos projetos, sejam eles autorais ou a convite de outros profissionais.
Para o encontro deste ano, a oficina de escrita oferecida por Dalmoni Lydijusse tem como ponto de partida sua carreira artística atravessada pelo Colorismo, uma questão do racismo estrutural.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas sujeito a lotação. É um convite para todos que se interessam por escrita e pelo processo de ensino-aprendizagem de Língua e Literatura para jovens.
Haverá um piquenique coletivo durante os trabalhos, quem vier, traga sua colaboração!
Para mais informações sobre este e outros projetos, acompanhe nas redes sociais @arteziriguidum.
SERVIÇO
Data: Sábado, 29 de março de 2025
Horário:
14h > Abertura
da casa
14h30 > Início
das atividade
17h > Piquenique
17h30 > Encerramento das atividades
Local: Arte Ziriguidum (Rua Ouro Preto, 102, Jardim dos Estados – Poços de Caldas)
*Gratuito (sujeito à lotação do espaço)