Poços de Caldas, MG – A coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes, recebeu nesta quinta-feira (20), o representante do Comitê Gestor do Plano Juventude Negra Viva, do Governo Federal, Clauderson Black. A reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, teve como objetivo somar esforços para o desenvolvimento e fortalecimento do trabalho da divisão, criada no início do ano, e também ampliar a articulação da Rede da Igualdade Racial, que será lançada no final do mês.
A nova estrutura tem como objetivo principal reduzir as desigualdades raciais no município, com foco na população negra, por meio de ações planejadas em curto, médio e longo prazo. “Foi um encontro extremamente produtivo, com propostas robustas. Sem dúvida, mais um passo importante para fortalecer o nosso trabalho”, destacou a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
“A criação de uma Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é um passo fundamental para ampliar vozes e oportunidades para a população negra, construindo uma sociedade livre do racismo estrutural, reduzindo desigualdades sociais e implementando políticas de educação e conscientização. Além disso, fortalece o empoderamento e a representatividade de uma população historicamente invisibilizada, marcada por violências e exclusões. Em síntese, é uma medida indispensável para promover equidade e justiça social”, enfatizou Clauderson Black.
– O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) busca a redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e a violência letal alicerçada no racismo estrutural. De forma transversal, possui 11 eixos de atuação e conta com 217 ações pactuadas com 18 Ministérios.
“Dialogar com a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica e Rede da Igualdade Racial é um passo essencial para unir forças entre sociedade civil e poder público, visando implementar políticas impactantes na vida dos poços-caldenses. Como representante da Sociedade Civil no Comitê Gestor do Plano Juventude Negra Viva, através da União de Negros e Negras pela Igualdade, meu papel é apresentar propostas, articular e monitorar um plano de ações em Minas Gerais e nos municípios. Estar no comitê gestor tem me permitido contribuir para a implementação das metas e objetivos do plano, focado na redução da violência e na criação de programas de políticas públicas direcionados à juventude negra”, informou Clauderson Black.
Rede da Igualdade Racial
Durante a reunião, o representante do Comitê Gestor do Plano Juventude Negra Viva também foi convidado a integrar a Rede da Igualdade Racial, que vai reunir representantes do movimento negro, coletivos, associações, grupos diversos, órgãos e pessoas físicas interessadas na luta antirracista no município.
“Acredito que a criação de uma Rede da Igualdade Racial gera um impacto positivo e transformador para a cidade. Além de fortalecer a luta por igualdade, a rede valoriza e difunde as riquezas da cultura afro-brasileira, promove a conscientização social e constrói laços para uma cidade mais harmoniosa, respeitosa, igualitária e, consequentemente, mais feliz. Como disse Angela Davis, ‘Não aceito as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.’ E é por não aceitar o racismo e desigualdades que negros e brancos antirracistas são fundamentais junto a rede”, finaliza Black.