Poços de Caldas, MG – Neste dia 22 de março, o IMS Poços abre a exposição Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello. A mostra celebra o legado, a trajetória e a resistência de Laudelina (1904-1991), uma das figuras mais importantes na história do Brasil na defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas e na luta contra o racismo. O evento será uma festa de celebração, arte e história.
A programação, com entrada gratuita, começará às 16h com uma conversa com as curadoras da exposição, Raquel Barreto e Renata Sampaio, o diretor artístico do IMS, João Fernandes, e Cleusa Aparecida da Silva, da Casa Laudelina. A conversa tratará da trajetória e do impacto de Laudelina, abordando suas ações culturais e políticas e como sua luta influenciou as mudanças no reconhecimento do trabalho doméstico no Brasil. Às 17h, será realizada uma visita mediada com as curadoras pela exposição, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a vida e o trabalho de Laudelina, a partir de fotografias, documentos históricos e obras de diferentes artistas que integram a exposição.
Às 18h15, o evento também contará com a performance “Lavar a roupa suja da História”, realizada pelas artistas Mariana Maia e Silvana Marcelina. A performance, que tem como tema a resistência e o poder de transformação da memória negra, simboliza o gesto de lavar como um ato de ressignificação e fortalecimento das vozes silenciadas ao longo da história. A ação se passa no espaço da escadaria do IMS, trazendo um caráter de reflexão e também de homenagem a Laudelina.
O dia terminará com o show Ngá convida Izzy Gordon – neta de Dolores Duran, a partir das 19h, conduzido por Allan Abbadia. O repertório será composto por grandes clássicos da música brasileira imortalizados por nomes como Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Elza Soares, Lupicínio Rodrigues e outros ícones da nossa música/cultura .
Para tornar a apresentação ainda mais especial, a banda Ngá receberá Izzy Gordon, que, com sua voz marcante, interpretará músicas que fazem parte da história da cultura negra no Brasil. O show revive a energia dos antigos salões de baile, onde a comunidade negra se reunia para celebrar a vida e a cultura, e será um marco no evento de abertura. Desta forma, traz uma reflexão importante sobre a resistência cultural, representada pelos bailes, picnics, eventos sociais e outros encontros promovidos por Laudelina para promover a integração e fortalecimento da comunidade negra.
Programação completa:
16h – Conversa com a curadoria sobre Laudelina e sua trajetória de luta e resistência.
17h – Visita mediada à exposição com a curadoria.
18h15 – Performance “Lavar a roupa suja da História” por Mariana Maia e Silvana Marcelina.
19h – Show “Ngá convida Izzy Gordon” com repertório de clássicos da música brasileira .
Serviço
Abertura: 22 de março
Local: IMS Poços – Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas, MG
Informações: (35) 3722-2776
Entrada gratuita.