Poços de Caldas, MG – John e Jenny Grogan eram jovens apaixonados com uma vida perfeita quando resolveram adotar um cãozinho. Daquele dia em diante, a vida da família nunca mais foi a mesma — ainda bem! Marley e eu, livro autobiográfico do jornalista John Grogan, publicado em 2005, sobre os 13 anos que ele e sua família passaram com seu labrador retriever amarelo é a indicação de leitura desta semana.
Marley se mostrou um cão único, que arrebentava portas quando ouvia trovões, atravessava paredes de compensado, babava nas visitas, roubava roupas do varal dos vizinhos e comia tudo que via pela frente, incluindo forros de sofás e joias. John e Jenny tentaram controlá-lo, é claro, mas as escolas de adestramento não deram em nada — Marley chegou até a ser expulso de uma por ridicularizar a treinadora.
Só que o coração do cachorro era puro, e seu amor e lealdade, infinitos. Dividindo as alegrias e os sofrimentos ao lado de John e Jenny, inclusive quando os bebês do casal enfim chegaram, ele apoiou e acompanhou sua família humana nas situações mais difíceis. Como todo bom cão, Marley conquistou corações com seu espírito brincalhão e levado e, acima de tudo, mudou para sempre a vida de todos aqueles que encontrou. Em 2008, a história ganhou filme homônimo, com Owen Wilson como John e Jennifer Aniston como sua esposa.
Nesta série, as indicações de leitura reúnem biografias, autorizadas ou não, e autobiografias de personalidades como políticos, empresários, astros de Hollywood, cantores, compositores e escritores. Biografia é a história escrita da vida de uma determinada personalidade. A palavra tem origem etimológica nos termos gregos bios, que significa “vida” e graphein, que significa “escrever”. Já a autobiografia é quando o autor expõe a sua própria história na primeira pessoa.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Marley e eu está disponível para empréstimo em três unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.