Poços de Caldas, MG – No dia 11 de abril, Poços de Caldas vai realizar a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”. A programação segue durante todo o dia, das 8h às 17h, no Espaço Cultural da Urca. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/vSvntbNsaLEPzh5p8. No período da manhã, serão realizadas palestras abordando os subtemas da Conferência. Já durante a tarde, as discussões serão organizadas a partir dos cincos eixos temáticos previstos:
EIXO I: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos Direitos Sociais
EIXO II: Fortalecimento de Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e para o Acesso ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa
EIXO III: Proteção e Enfrentamento a todas as Formas de Violência, Abandono Social e Familiar da Pessoa Idosa
EIXO IV: Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das Múltiplas Velhices
EIXO V: Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
Mobilização
A conferência é uma instância de debate, formulação e avaliação sobre temas específicos e de interesse público voltados para pessoa idosa e conta com a participação de representantes do governo e da sociedade civil. “Nosso objetivo é elaborar propostas que atendam as políticas públicas voltadas para as pessoas idosas, que serão apresentadas em âmbito estadual e federal”, informa a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Hellen Gonçalves Gervásio.
Para garantir a ampla participação de todos os interessados, especialmente dos idosos usuários dos serviços da assistência social, foram realizadas diversas pré-conferências, que se encerraram na última quarta-feira (19), com a participação de representantes de grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos Centros Dia, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), em instituições como GAAPO, Lar dos Velhinhos, Damas de Caridade, Elvira Dias, Adefip, Fungotac e CIADI.
Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “As conferências municipais são espaços importantes e democráticos de reflexão e discussão, sempre pensando no aprimoramento das políticas públicas. Com certeza, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será de grande relevância para desenvolver propostas e debater temas ligados à dignidade e garantia de direitos desse público”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.