Pirassununga, SP – No sábado (22), por volta das 18h, a Polícia Civil de Minas Gerais localizou e apreendeu uma máquina agrícola do tipo Plataforma Taura, avaliada em R$ 580 mil, na zona rural de Pirassununga, São Paulo. O equipamento havia sido adquirido de forma fraudulenta em 17 de fevereiro de 2025, por meio de estelionato, de uma empresa localizada em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.
A operação foi conduzida pelo 18º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, com a participação das delegacias especializadas de repressão aos crimes rurais de Alfenas, Passos e Poços de Caldas. A investigação faz parte de uma série de ações de combate ao estelionato e às organizações criminosas que atuam na comercialização irregular de maquinários agrícolas. Até o momento, quatro equipamentos foram recuperados, totalizando aproximadamente R$ 1,7 milhão restituído aos proprietários lesados.
Ainda no sábado, um suspeito foi ouvido na Delegacia Regional de Passos pela equipe da delegacia rural de Alfenas. Segundo o delegado Roberto Bicalho, as diligências realizadas foram fundamentais para o avanço das investigações. “O sucesso inicial das investigações se deve ao intercâmbio constante de informações entre as delegacias rurais do 18º Departamento”, destacou Bicalho, agradecendo a colaboração dos colegas de Passos e Poços de Caldas, bem como a coordenação do 18º Departamento.
Pelo 18º Departamento: delegado-geral Marcos Pimenta e investigador Acássio.
Por Alfenas: Delegado Regional Delegado Juliano Silva do Lago: Equipe da delegacia rural de Alfenas:
Delegado da delegacia rural Roberto Bicalho Tecchio
Investigadores Victor Carlos Lauar e Kauan Lisboa Santana
Escrivão Luigi Maestri
Por Passos: delegado da delegacia rural Matheus Ponsancini, Inspetor Gustavo Vilela, Escrivão Carlos Júnior.
Por Poços de Caldas: Delegado da delegacia rural Hernani Perez Vaz, Inspetora Bárbara, investigadores Paulo Silva, Rubens Leandro Milan, Nicole e escrivã Renata.