Poços de Caldas. MG – Com uma linguagem acessível e exemplos interativos, o professor Antônio Marcio Rennó Matos mostrou de forma didática como é o dia a dia no ambiente espacial na palestra realizada na sexta-feira, 21. Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio viram na prática os desafios de executar ações corriqueiras quando se está fora de órbita.
O professor conta que este projeto já impactou cerca de 9.200 alunos de 57 cidades. “A primeira palestra que eu fiz chamada ‘O professor no espaço’ foi em fevereiro de 2018, depois, ‘60 anos de NASA’ e agora essa, ‘Profissão Astronauta’. Trazer essa paixão pelo conhecimento é a minha missão. Isso é o que me move.”
O colégio Pelicano estimula a participação dos estudantes nas mais diversas olimpíadas. Em 2024, os alunos do Ensino Médio conquistaram três medalhas de ouro na Jornada Brasileira de Foguetes em Barra do Piraí (RJ). O resultado deste evento se expandiu e oportunizou que três alunos vencedores ingressassem no projeto de iniciação científica júnior, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. Além disso, João Victor Ferrari Silva, aluno do Ensino Médio, irá para NASA em junho participar de um curso, projeto em parceria com a International School.
Para o professor de Física, João Sérgio Fossa, eventos assim servem de inspiração para instigar os alunos a gostarem do assunto e motivar a participar das olimpíadas.
“Nós convidamos o professor Antônio, que é o representante da NASA no Brasil, para falar sobre o que é o ambiente em estação espacial, além dos conceitos de Astronáutica e Astronomia, como forma de darmos início às atividades preparatórias da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG)”.
Luana Braga