Poços de Caldas, MG – Na tarde desta terça-feira, 25 de março, foi realizada a cerimônia de entrega dos portes funcionais de arma de fogo aos Guardas Civis Municipais (GCMs) habilitados pela Polícia Federal. O evento representa um marco na segurança pública municipal, garantindo maior capacidade de atuação para a corporação.
O processo teve início em 2023 e, ao longo de 2024, avançou com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal. Em seguida, foi iniciado o Curso de Formação e Capacitação, que contou com uma carga horária de 280 horas-aula distribuídas ao longo de três meses. Durante esse período, os agentes receberam instruções sobre técnicas operacionais, atendimento pré-hospitalar, direção defensiva e evasiva, controle de distúrbios civis e armamento e tiro. A capacitação incluiu habilitação no manuseio de pistolas 9mm, carabinas 9mm, espingardas calibre 12 e fuzis táticos .40.
As instruções foram ministradas por especialistas das Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto, Franco da Rocha, Taboão da Serra e São Carlos, além do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto e da Polícia Penal. Como parte da formação, os guardas também realizaram visitas técnicas às corporações de Sertãozinho, Nova Serrana, Paulínia e Campinas, enriquecendo sua experiência e conhecimento prático.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Paulo Ney, do Secretário de Segurança Pública, Rafael, e do Comandante Bastos, que realizaram a entrega oficial das credenciais e portes de arma aos GCMs. Durante o evento, houve uma homenagem especial ao ex-prefeito Sérgio Azevedo, em reconhecimento ao trabalho de renovação e investimento na corporação. O Secretário Rafael e o Comandante Bastos também foram homenageados com certificados de reconhecimento pelos serviços prestados à segurança pública.
Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Clayson Brene, o Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Vieira, o Subcomandante do Batalhão da Polícia Militar, Major Ormastroni, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Maciel, o Comandante da GCM de Alfenas, Marcelo, e o Comandante da GCM de Serrania, Alison Amarildo. Também estiveram presentes os Secretários Municipais de Governo, José Carlos Zanetti, de Administração, Alexander Dannias, e de Promoção Social, Marcela Carvalho.
A cerimônia contou ainda com um momento de benção realizado pelo Pastor Gilberto, da Igreja Universal, que dedicou palavras de proteção e incentivo aos agentes e demais presentes.
Durante seu discurso, o Comandante Bastos enalteceu o comprometimento dos integrantes da GCM e destacou a importância do momento para a corporação. Ele encerrou sua fala citando uma passagem da canção do cantor e compositor Raul Seixas, que simboliza a trajetória e os avanços conquistados pela GCM: “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade!”