Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas alcançou a última fase de um importante processo de organização e integração de seus setores e, agora, chegou na fase final para implantar o projeto Redesim+Livre. Esta iniciativa, promovida pela JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae Minas, tem como objetivo simplificar e agilizar a abertura de empresas nos municípios mineiros.
A adesão ao Redesim+Livre permitirá que Poços de Caldas automatize todas as etapas municipais envolvidas na abertura e legalização de empresas, tornando esse processo mais rápido e eficiente. O projeto, que já foi implementado em 50 cidades do estado, visa promover a desburocratização e melhorar o ambiente de negócios, beneficiando especialmente os empreendedores.
Encontro define próximos passos para implementação do sistema
Na terça-feira, 25 de março, uma reunião crucial foi realizada com a presença do prefeito Paulo Ney, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, do Gerente do Poços Fácil Evandro Dias Leite, de Rodrigo Ribeiro, gerente regional Sul do Sebrae Minas, e Ivan Figueiredo, analista do Sebrae. Também participaram representantes da JUCEMG e do Sebrae, de forma remota.
O prefeito Paulo Ney destacou a importância do projeto para o município. “A adesão ao Redesim+Livre é um marco para Poços de Caldas. A desburocratização do processo de abertura de empresas é um passo fundamental para fortalecer nossa economia e incentivar o empreendedorismo local. Estamos empenhados em proporcionar um ambiente mais ágil e eficiente para os nossos empresários, garantindo mais desenvolvimento e mais oportunidades para todos.”
Gabriel Tavares, gerente de integração da JUCEMG, destacou o trabalho desenvolvido em Poços de Caldas: “Poços de Caldas, sendo o maior município do Sul de Minas, se destaca pela organização e pela integração de seus setores. Parabenizo a cidade pelo trabalho que vem realizando e por atender aos requisitos necessários para a implementação de processos de abertura de empresas mais ágeis. Esperamos que outros municípios sigam o exemplo de Poços de Caldas.”
Vantagens do Redesim+Livre
O Redesim+Livre permitirá que uma empresa seja aberta em questão de segundos, dependendo do grau de risco do empreendimento, eliminando processos burocráticos demorados. A adesão ao projeto é gratuita para as prefeituras, que devem cumprir requisitos específicos relacionados à Redesim e à Liberdade Econômica.
Rodrigo Ribeiro, gerente regional Sul do Sebrae Minas, também comentou sobre os benefícios da implantação do projeto: “A implementação do Redesim+Livre é um marco importante para a atração de empresas. A burocracia excessiva fazia com que muitas empresas deixassem de se formalizar, e com a simplificação desse processo, conseguiremos aumentar a formalização, reduzir o número de empresas informais e, com isso, promover a arrecadação e o desenvolvimento econômico.”
Evento com contabilistas e comerciantes
Na próxima segunda-feira, 31 de março, às 15h, será realizado um evento no Auditório do Centro Administrativo com a participação do Sindicato dos Contadores, contadores, representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA) e comerciantes em geral. O encontro será uma oportunidade para apresentar o sistema Redesim+Livre, discutir seus benefícios para o ambiente empresarial e esclarecer dúvidas sobre a migração para o novo método.