Poços de Caldas, MG – O DMAE recebeu, na última quarta, 26, visita de representantes da Prefeitura de Guaxupé, com o objetivo de conhecer a experiência desenvolvida em Poços de Caldas no setor de saneamento público. As autoridades conheceram as dependências do departamento e também o novo Centro Administrativo, sendo recepcionadas pelo prefeito Paulo Ney em seu gabinete.
A equipe da Prefeitura de Guaxupé, formada pelos secretários municipais de Obras, Administração, Planejamento, Procuradora Geral do Município e técnicos das secretarias, está buscando modelos de municipalização do setor de saneamento. Hoje, Guaxupé é atendida pela Copasa.
“Estamos buscando experiências exitosas no setor e Poços de Caldas é a nossa referência na região, por isso decidimos visitar e conhecer de perto toda a expertise do DMAE. Ficamos impressionados com a grandiosidade da estrutura, a dedicação dos funcionários e a qualidade do serviço prestado. Iremos detalhar nossa visita ao prefeito Jarbinhas e se Guaxupé optar pelo modelo de uma autarquia municipal esperamos contar com o apoio do DMAE Poços de Caldas”, destacou a Procuradora Geral, Lisiane Cristina Durante.
O diretor do DMAE, Paulo César Silva, informou, durante a recepção às autoridades do município vizinho, os benefícios de contar com um serviço de saneamento municipalizado e ressaltou a união destas autarquias dentro da Assemae, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento.
“As melhores experiências nacionais são de serviços municipalizados. Hoje a Assemae congrega 2.500 cidades de todo o país, e tem feito um trabalho muito grande para fortalecer essa municipalização. Podemos afirmar que o melhor caminho é a criação de uma autarquia. Outros municípios da região já optaram pela volta aos serviços municipais, devido à facilidade de relacionamento com a população, proximidade e maior eficiência para o atendimento das diversas solicitações, tanto às relacionadas à questão da água quanto na área de esgoto”, defende o diretor.
Outro assunto abordado foi a universalização dos serviços de saneamento, cujo prazo final está estipulado para 2033. A meta já foi alcançada por Poços de Caldas, com a divulgação dos dados este ano pelo Instituto Trata Brasil, tornando-se a única cidade em Minas a alcançar a meta, dentre os municípios com mais de 150 mil habitantes.
Visita
Nas dependências do DMAE, a equipe de Guaxupé conheceu as instalações do Centro de Controle Operacional, que opera todo o sistema de abastecimento e distribuição de água por meio de telemetria e Inteligência Artificial; o setor Comercial, o laboratório de Hidrômetros entre outros.
No final da manhã, a visita foi encerrada no novo Centro Administrativo, onde a equipe pode conhecer as secretarias de Planejamento, Obras e a Procuradoria Geral do Município, assim como o gabinete do prefeito Paulo Ney.
Estiveram em Poços os secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Marcio Antonio Gonçalves Pereira; de Administração, Benedito Resende Neto; de Obras e Serviços, José Luiz Ribeiro; a Procuradora dra Lisiane Cristina Durante; o diretor de Licenciamento de Obras, Denner Morais Rocha Fernandes; o técnico em Planejamento, Manoel Fernando da Ascenção; o fiscal de Obras, Valter Paulazini e a diretora de Meio Ambiente, Rafaela Macedo Soares.