Poços de Caldas, MG – Dentro das ações do Mês da Mulher, a Câmara de Poços promoveu uma palestra para vereadores, servidores e assessores sobre prevenção à saúde, em especial das mulheres, com enfoque nos cânceres de mama, de colo de útero e colorretal. A iniciativa foi do gabinete do vereador Rovilson Gouvea (PRD), o Neno, através da Escola do Legislativo, em parceria com o GAAPO – Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico.
A enfermeira Flávia Liz de Carvalho, a coordenadora social Tatiane Peres e a voluntária Évelin Carvalho apresentaram informações sobre conscientização e prevenção. Elas destacaram os tipos de câncer mais incidentes nas mulheres, os sinais e sintomas mais comuns do câncer de mama e algumas questões que envolvem a saúde da mulher de forma geral. Ainda sobre o câncer de mama, falaram sobre o autoexame e a necessidade dele ser feito mensalmente, a fim de detectar alterações na mama o quanto antes, ressaltando que o autocuidado não deve acontecer somente nos meses de campanha.
Segundo Flávia Liz, o GAAPO tem se dedicado não apenas a oferecer assistência e apoio a pacientes oncológicos e seus familiares, mas também a disseminar informações corretas e orientações para o maior número de pessoas. “Estamos constantemente expandindo nossas iniciativas de conscientização. Inicialmente focados no Outubro Rosa, agora abrangemos outros tipos de câncer, pois acreditamos que a prevenção é a melhor forma de cuidado em saúde. É fundamental que essas informações sejam transmitidas a vereadores, assessores e servidores, que representam a população e podem contribuir diretamente para projetos, ações de saúde e na formulação de políticas públicas”, disse.
O vereador Neno ressaltou a importância desse momento para o público interno do Poder Legislativo. “Acredito que, dada a relevância do tema, especialmente no que diz respeito à conscientização e à informação sobre a saúde da mulher, essa palestra foi uma excelente oportunidade para promover a prevenção e o autocuidado. Além disso, o fato dessa iniciativa ocorrer no Mês da Mulher torna o momento ainda mais significativo, já que todos os servidores, assessores e vereadores puderam se envolver de forma mais ativa e consciente. Sabemos que muitos eventos acontecem na Câmara, mas nem sempre conseguem contemplar todos os servidores devido à carga de trabalho e aos horários restritos. Por isso, fico muito feliz em ter feito essa indicação que foi prontamente aceita pelo presidente”, comentou.
Além da palestra para o público interno, outras atividades aconteceram no Mês da Mulher: a sessão solene de homenagem a mulheres indicadas pelos vereadores, a palestra sobre Empreendedorismo Feminino e Mercado de Trabalho e a Campanha de Arrecadação de Absorventes para as mulheres atendidas nos projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social.