Poços de Caldas, MG – Hoje foi dia de papo sério para os alunos dos 8o e 9o Anos da Escola Municipal Nicolina Bernardo, no Marco Divisório, zona oeste da cidade. Eles participaram de uma palestra com estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atuam na Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, em Belo Horizonte.
Nesta quinta-feira (27), os universitários Jonas Ferraz Rodrigues e André Rezende Soares Lino, que realizam palestras de conscientização sobre o trabalho análogo a escravidão por todo o Brasil, estiveram na escola municipal de Poços de Caldas.
A ação visa orientar os alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental sobre o que constitui o trabalho análogo a escravidão e quais as suas características, assim como proporcionar uma reflexão sobre a dignidade humana, os direitos trabalhistas e os meios para realizarem denúncias.
A ação foi acompanhada pelo Setor de Projetos e Centro de Referência do Professor da Secretaria Municipal de Educação, sendo acompanhada por Laura Regina Sangiorato Moraes, Danieli Aparecida Lopes e Denise Nery Ramos.
A Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG faz parte de uma experiência pioneira na formação de um sistema internacional de Clínicas de Direito. Visando a cumprir o tripé da educação superior brasileira, a Clínica se baseia em três eixos indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. O projeto atende vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas, prestando assistência jurídica integral e gratuita.