Poços de Caldas, MG – Quinta-feira, 27 de março, foi uma data muito especial para as artes cênicas, com a dupla celebração do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. A Secretaria Municipal de Cultura celebra as duas artes, que contam com grandes artistas e grupos na cidade.
“Em 27 de março, comemoramos o Dia Mundial do Teatro e também o Dia Nacional do Circo, duas atividade cênicas muito importantes, especialmente para Poços de Caldas, que vêm crescendo cada vez mais, formando novos artistas. A Secretaria Municipal de Cultura reconhece essas duas profissões e trabalha para que elas continuem transformando a vida das pessoas, porque a arte nada mais é que um alento para a vida humana”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, que é ator, diretor, coreógrafo e produtor cultural com mais de 25 anos de experiência no teatro, dança, circo e cinema.
A Secretaria Municipal de Cultura incentiva e apoia o Teatro e o Circo no município, por meio de iniciativas diversas, como editais específicos e premiações, como o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro, que está na sexta edição, e o Prêmio de Incentivo ao Circo, que está na segunda edição.
Dia Mundial
do Teatro
O Dia Mundial do Teatro foi instituído pelo Instituto Mundial do Teatro em 1961, mas sua primeira celebração ocorreu no ano seguinte, em 1962, em 27 de março. A iniciativa foi uma colaboração entre o instituto e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), visando destacar a relevância da chamada “quinta arte” como meio de expressão.
A palavra “teatro”, e o formato que temos conhecimento, teve origem há mais de 2.500 anos, na Grécia, sendo seus primeiros gêneros: a tragédia e a comédia. Tendo como principais teóricos do teatro: Sófocles, Ésquilo, Eurípides e Aristófanes.
No Brasil, o teatro ganhou força no século XIX, influenciado pelo romantismo, com nomes como Martins Pena, Artur Azevedo, Gonçalves de Magalhães e João Caetano. Além deles, grandes nomes do teatro são: Nelson Rodrigues, Hilda Hilst, Augusto Boal, Maria Adelaide Amaral, Plínio Marcos, Leilah Assumpção, Dias Gomes e entre outros.
Dia Nacional
do Circo
Além do Dia Mundial do Teatro, hoje também celebramos o Dia Nacional do Circo, que homenageia o palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido como Piolin, que nasceu nesta data, em 1897.
Com uma carreira de mais de 50 anos dedicada à comédia, Piolin deixou um legado na história das artes brasileiras como uma figura que desafiou convenções e propagou uma linguagem única em um dos momentos mais auspiciosos do circo brasileiro. Ele continuou a defender sua profissão até pouco antes de sua morte, em 1973.
(Com informações de https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/dia-mundial-do-teatro-e-dia-nacional-do-circo-e-celebrado-no-dia-27-de-marco)