Poços de Caldas, MG – O DMAE Poços de Caldas, por meio de seu diretor Paulo César Silva, firmou Termo de Cooperação Técnica com o diretor do Departamento Autônomo de Água e Esgoto -DAMAE de São João Del Rei. A assinatura aconteceu na manhã desta sexta, 28, no gabinete do prefeito Paulo Ney e contou ainda com a presença do prefeito são-joanense, Aurélio Suenes, acompanhado de seu vice, Rogério Cury Rocha e assessores.
O Termo de Cooperação Técnica visa a transferência de conhecimentos, experiências e tecnologias no âmbito do saneamento básico, visando a prestação de serviço público com eficiência. O Termo prevê a criação de grupos de estudos e definição de Plano de Trabalho e visitas técnicas quando necessárias, sem envolver transferências de recursos de ambas as partes.
Durante a assinatura do documento, no Centro Administrativo, o prefeito Paulo Ney se disse honrado com a parceria entre os municípios e colocou todos os setores da Prefeitura e também do DMAE à disposição no que for necessário para esta troca de experiências.
Já o prefeito de São João Del Rei, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo DMAE. “Nosso objetivo é estreitar relações com quem entende do assunto, e o DMAE dá um show na área de saneamento , sendo reconhecido não só em Minas como em todo país pelo trabalho que desenvolve. É este tipo de experiência que queremos levar ao cidadão são-joanense, para o desenvolvimento da cidade”.
Após a assinatura do Termo, o prefeito Paulo Ney ofereceu uma peça de cristal, confeccionada pela Cristais São Marcos ao prefeito Aurélio Suenes, como símbolo da parceria entre os municípios.
Visita
A visita da comitiva de São João Del Rei passou ainda pelas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE1, a maior de Poços de Caldas e também pelas dependências do DMAE, passando por diversos setores como a Central de Controle e Operações, que monitora toda a rede de água via telemetria e Inteligência Artificial, o Setor Comercial e o laboratório de Hidrômetros, um dos únicos certificados do país.
De acordo com o diretor do DMAE São João, Romulo Viegas, os desafios no setor são muito grandes. “Este Termo de Cooperação vai nos auxiliar, na troca de experiencia técnica e parcerias. Hoje, São João Del Rei conta com 90% da cidade abastecida por meio de bombas elétricas, antigas, o que gerou uma dívida ao longo dos anos, com a CEMIG em R$100 milhões. Temos ainda uma inadimplência muito grande também nas contas de água dos consumidores, cerca de R$40 milhões”.
O diretor informa ainda que a cidade não possui hidrômetros. “Estamos hoje com uma decisão judicial para que a Prefeitura instale hidrômetros, por toda cidade, o que vai melhorar muito, porque os consumidores vão pagar o que realmente utilizam. Temos ainda um projeto de lei para parcelar essa dívida que a população possui com o DAMAE, tendo em vista período de inflação que hoje o país vive. Temos muito a caminha para chegar no nível que hoje está Poços de Caldas e vamos trabalhar juntos com o DMAE para essa transferência de tecnologia que só tem a beneficiar nossos consumidores”.
A equipe de São João Del Rei foi composta ainda por Walber de Oliveira, chefe de Gabinete; Alan Daher Bassi das Neves, Secretário de Obras e Infraestrutura; Claudio Lara Barbosa, Procurador do DMAE; e Lucas Fonseca, Diretor Operacional .