Poços de Caldas, MG – A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, continua a implantação de gabiões de contenção ao longo do Ribeirão da Serra, situado na avenida João Pinheiro, zona oeste de Poços de Caldas. A ação tem o objetivo de proteger as margens.
Atualmente, o serviço está sendo feito no quarteirão antes da rodoviária e do Centro Administrativo.
O que são os gabiões
Os gabiões servem principalmente para controle da erosão e estabilização das margens. São estruturas feitas de gaiolas de arame preenchidas com pedras, que ajudam a reduzir a força da água contra as margens, evitando deslizamentos e desmoronamentos.
Além disso, os gabiões também aumentam a drenagem da área, permitindo a passagem da água sem comprometer a estabilidade do solo, reduzem a velocidade da correnteza, minimizando o impacto da erosão, e promovem a revegetação natural, pois permitem o crescimento de plantas entre as pedras, reforçando ainda mais a margem do rio.
A obra tem orçamento estimado em de R$ 12 milhões.
O secretário de Obras, José Benedito Damião, ressalta a importância da implementação dos gabiões para a proteção das margens do rio, pois ampliam a calha fluvial e aumentam a capacidade de volume durante os períodos chuvosos.