Poços de Caldas, MG – Hummm, quem não se lembra com carinho da comida da creche?! Em Poços de Caldas, os Centros de Educação Infantil municipais oferecem alimentação saudável e gostosa para garantir as necessidades nutricionais e ampliar o repertório alimentar dos pequenos.
Além daquele arroz com feijão delicioso, com legumes, verduras, frutas, purê e diversos tipos de carne, as equipes capricham em preparações como o estrogonofe de sem creme de leite, o molho de tomate com cenoura e beterraba que acompanha a macarronada que a criançada adora, o escondidinho de frango com batata-doce, quibe assado e outras delícias preparadas pelas mãos mágicas das merendeiras, a partir das orientações nutricionais da equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PROMAE).
Desde a aquisição dos gêneros alimentícios, passando pelo planejamento, criação de receitas e preparo, tudo é pensado com muito carinho não só levando em conta as recomendações técnicas como também os hábitos alimentares, garantindo acesso a alimentação saudável, nutricionalmente adequada e deliciosa, fazendo com que as crianças aprendam a comer comida de verdade.
O cardápio e as preparações da Educação Infantil seguem uma legislação específica, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O objetivo é oferecer uma alimentação saudável e adequada, com o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária.
As receitas foram desenvolvidas e testadas pela equipe do PROMAE. A comida das unidades de Educação Infantil de Poços de Caldas é tão boa que já recebeu até prêmio. Em 2015, a almôndega de frango com aveia da merendeira Maria Olímpia, do CEI Arco-íris, no bairro Santa Augusta, participou de um concurso nacional de melhores receitas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e foi publicada em material oficial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Conheça o cardápio
Nas principais refeições (almoço e jantar), o cardápio conta com carne bovina ou frango, que são as principais fontes de proteína e ferro heme, além do ovo, que é servido uma vez por semana. O cardápio é nutritivo com verduras e legumes variados e o cardápio pode ser acompanhado pelas famílias pelo site da Prefeitura.
“A equipe do PROMAE e as merendeiras desenvolvem um trabalho conjunto que é orgulho da cidade. A alimentação oferecida às crianças da Educação Infantil tem qualidade e variedade e isso pode ser comprovado na carinha de alegria e satisfação das crianças. Esse resultado só é possível graças ao trabalho dos coordenadores dos CEIs. Sem essa parceria, não seria possível alcançar nosso objetivo maior, que é oferecer comida gostosa e saudável para as nossas crianças”, destaca a coordenadora do PROMAE, Flávia Prezia.
O Programa Municipal de Alimentação Escolar funciona de segunda a sexta-feira, na Rua José Bernardo, 661, ao lado do almoxarifado central. “O PROMAE está de portas abertas para quem quiser conhecer o trabalho de quem leva todos os dias uma alimentação saudável para os estudantes do município”, completa. A equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar conta com os nutricionistas Fernanda Milagre Carvalho Pinto, José Vítor Arantes de Andrade e Bianca Stanziola Barbosa.
Na Educação Infantil, a Rede Municipal de Ensino conta com 47 Centros de Educação Infantil e quatro unidades conveniadas. A alimentação das escolas municipais é realizada por empresa terceirizada, também sob supervisão do PROMAE.