Poços de Caldas, MG – O último fim de semana trouxe alívio e esperança para dezenas de famílias em Poços de Caldas. Mutirões de cirurgias de otorrinolaringologia e ortopedia atenderam mais de 40 crianças na Santa Casa de Poços de Caldas, em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, a Santa Casa e a Secretaria de Estado de Saúde.
Entre os pacientes estava João Vitor da Silva, de 9 anos, que aguardava há dois anos pela cirurgia de amígdalas e adenoide. A mãe, Renata Caproni, não escondeu a emoção: “Assim que recebi a notícia, corri para organizar tudo. É um alívio, pois ele sofria com coriza constante e roncos à noite”. A mesma gratidão foi expressada por Milena Campelo, mãe de Luís Ravi, de 8 anos, que finalmente conseguiu a cirurgia de adenoide após um ano de espera: “Hoje é um dia muito gratificante. Nem tenho palavras”.
Ao todo, foram realizadas 42 cirurgias, sendo 30 de otorrinolaringologia e 12 de ortopedia. O prefeito Paulo Ney, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Januzzi, do secretário de Saúde, Luis Augusto de Faria Cardoso, e do adjunto José Gabriel Baeta, visitou o hospital e conversou com as crianças e seus familiares.
“É um dia muito importante para a saúde de Poços. Demos início aos mutirões de cirurgias em várias especialidades. Só hoje, atendemos 42 crianças. Já na segunda-feira, realizaremos 50 cirurgias de catarata pelo município. E esses mutirões não vão parar. Aos finais de semana, continuaremos reduzindo o sofrimento das pessoas”, destacou o prefeito Paulo Ney.
O vice-prefeito explicou que, desde o início da gestão, foi feito um levantamento das cirurgias com maior demanda reprimida. “A ideia é reduzir as filas cada vez mais”, afirmou.
“Nós já conseguimos movimentar várias frentes para atender demandas acumuladas desde o início da gestão. Não deixamos as cirurgias de catarata pararem e, até esta segunda-feira, já teremos concluído mais de 500 procedimentos apenas nessa especialidade”, acrescentou o secretário de Saúde, Luis Augusto de Faria Cardoso.
De acordo com a Santa Casa, além das cirurgias de otorrinolaringologia e ortopedia, a programação seguirá com outras especialidades, como cirurgias vasculares, gerais e ginecológicas.