Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira, 4 de abril, será realizada a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Poços de Caldas. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório da Câmara Municipal, localizada na Rua Junqueiras, 454 — Centro.
A conferência é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
A primeira edição da Conferência aconteceu há 20 anos, reforçando a importância deste encontro para debater questões fundamentais relacionadas à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
O evento abordará três eixos, como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, discutindo a construção da política, a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990), os perigos e riscos do trabalho para a saúde, as principais doenças e mortalidade dos trabalhadores, bem como o papel do SUS na saúde ocupacional.
Também serão debatidas as novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores, abordando a exploração do trabalho e a resistência dos trabalhadores diante das mudanças do mercado.
Além disso, a conferência tratará da participação popular na saúde dos trabalhadores para a efetivação do controle social, enfatizando a importância da vigilância participativa e popular e o engajamento da sociedade na construção de políticas públicas.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana Da Ré, ressaltou a relevância da conferência para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. “Este é um espaço fundamental para que possamos discutir os desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras e buscar soluções que garantam melhores condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho. A participação da sociedade é essencial para que as propostas aqui debatidas sejam levadas adiante e resultem em avanços concretos.”
O Secretário de Saúde, Luis Augusto de Faria Cardoso, destacou a importância da participação popular na conferência e reforçou o convite à população. “As conferências municipais são espaços importantes e democráticos de reflexão e discussão, sempre pensando no aprimoramento das políticas públicas. Com certeza, a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será de grande relevância para desenvolver propostas e debater temas ligados à dignidade e garantia de direitos desse público”, afirmou.
Toda a população está convidada a participar deste momento de discussão e construção de políticas que impactam diretamente a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A entrada é gratuita e a presença da comunidade é essencial para o fortalecimento do controle social e da saúde pública no município.
PROGRAMAÇÃO
09h00min – 09h40min | Palestra Eixo I
● Tema: Agravos relacionados à Saúde do Trabalhador.
● Palestrante: Delmira Duarte Rocha – Enfermeira
09h40min – 10h20min
● Tema: Como minimizar aos agravos de doenças na saúde do trabalhador e da trabalhadora
● Palestrante: João Carlos Naldoni Júnior – Fisioterapeuta
● Mediadores: Camila Paula Rodrigues – Coordenadora do Núcleo de Especialidades e Enfermeira.
Inaiara Aparecida Tomé Amorim – Gerente do Centro de Referência
Regional em Saúde do Trabalhador e do Ambulatório Translação de Poços de Caldas.
10h20min – 11h00min | Palestra Eixo II
● Tema: Vida pessoal e identidade profissional: confusões e possíveis rupturas
● Palestrante: Bruno Marcelo Ribeiro Mariano – Psicólogo
● Mediadores: Thais Negrão – Enfermeira no Hospital Santa Lúcia
Lais Reis – Psicóloga no Hospital Santa Lúcia
11h00min – 11h40min | Palestra Eixo III
l Tema: Políticas Públicas da Saúde do Trabalhador
l Palestrante: José Gabriel Pontes Baeta da Costa – Secretário Adjunto de Saúde
l Mediadores: Lilia Souza – Assistente Social no Hospital Santa Lúcia
Cláudia Helena Gonçalves Oliveira – Assistente Social do CAPS Girassol
Patrick de Araújo Fernandes – Procurador Municipal
12h00min – 13h00min | Intervalo para Almoço
13h00min – 15h30min | Discussão dos Eixos I, II e III
● Reflexão e debates
15:30h00 – 16h00 | Coffee Break
16h00 – 17h00 | Aprovação das Propostas e Encerramento
● Sistematização das discussões
● Leitura e aprovação das propostas da conferência
● Encerramento oficial