Poços de Caldas, MG – Ontem foi Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Para marcar a data, as bibliotecas de Poços de Caldas entram na campanha e indicam livros sobre a temática para combater o preconceito e a desinformação. As duas obras selecionadas disponíveis para empréstimo são Mundo Singular e O que me faz pular.
Mundo Singular – Ana
Beatriz Barbosa Silva, Mayra Bonifácio Gaiato e Leando Thadeu Reveles (Editora Fontanar)
Neste livro, especialistas esclarecem as dúvidas mais comuns sobre autismo e defendem uma visão mais humana sobre essas crianças que enxergam o mundo de forma tão singular. Escrito com grande sensibilidade e repleto de relatos de casos reais, Mundo Singular é um guia para pais, professores e profissionais de saúde, revelando que conviver com uma criança com autismo pode ser uma empreitada surpreendente e transformadora.
Disponível para empréstimo: Manuel Francisco Costa Guimarães (Cohab), Júlio Bozazzi (Monjolinho) e Centenário (Urca).
O que me faz pular – Naoki Higashida
(Editora Intrínseca)
Escrito quando Naoki Higashida tinha apenas 13 anos, o conjunto de ensaios reunidos neste livro conta, do ponto de vista do próprio Higashida, a experiência de ser autista. A história de Naoki demonstra que, longe de serem insensíveis e indiferentes ao mundo, as pessoas com autismo são tão complexas quanto qualquer um de nós e dotadas de senso de humor, empatia e uma intensa imaginação.
Disponível para empréstimo nas bibliotecas: Centenário (Urca)
A data
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e o Dia Nacional foi instituído pela Lei 13.652, de 2018. A data tem como objetivo promover conhecimento sobre o espectro autista e sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas. “A partir da leitura, é possível diminuir o preconceito e ampliar os conhecimentos sobre o Espectro Autista. A informação é uma aliada importante na luta pela inclusão, respeito e empatia”, destaca a gerente das Bibliotecas, Elisa Cassaro.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. Falar sobre o assunto e passar para frente conhecimento são formas de conscientizar. Por isso, a ONU estabeleceu este mês como o Abril Azul, para envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.
Confira os endereços e horários de funcionamento das unidades que contam com os livros indicados para empréstimo:
BIBLIOTECA PÚBLICA
MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA
MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA
MUNICIPAL MANUEL
FRANCISCO COSTA
GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 13h