Poços de Caldas, MG – Neste 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Diversas ações estão sendo realizadas por toda cidade e a Prefeitura elaborou uma extensa programação a ser desenvolvida durante todo o mês.
O DMAE também apoia esta causa e, no intuito de contribuir para dar visibilidade ao tema, produziu uma instalação na fachada de sua sede principal. Um coração azul com os dizeres ‘Abril Azul: Igualdade e Respeito’, foi confeccionado pelo servidor e artista plástico Gilson de Souza Lopes, por solicitação da diretoria.
O servidor, conhecido por elaborar fantasias criativas no concurso Banho à Fantasia, usou materiais recicláveis, utilizados no próprio DMAE, como canos plásticos e lona, para dar forma à sua arte e levar a mensagem de conscientização a um maior número de pessoas.
Para o diretor do DMAE e idealizador da peça, Paulo Cesar Silva, “o grande coração azul na fachada da autarquia tem o significado de que não só apoiamos a luta , mas também devemos ser sensibilizados por ela, nas famílias dos nossos servidores e todos aqueles que nos rodeiam e ainda aquelas pessoas que porventura passarem pela nossa sede, também possam abraçar a causa”.
A fachada da sede do DMAE será toda iluminada em azul durante o mês de abril e o coração azul também será visível à noite, pois recebeu mangueira em led em todo o seu contorno. Haverá ainda a promoção de eventos para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de suas unidades, buscando envolver os servidores, levando informação sobre tratamento, o combate ao preconceito, inclusão e também sobre os direitos acerca da pessoa com autismo.
Abril Azul
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. Falar sobre o assunto e levar conhecimento são formas de conscientizar. Por isso, a ONU estabeleceu este mês como o Abril Azul, para envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.