Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira (4), às 14h, será realizada a primeira pré-conferência de Políticas para as Mulheres, no anexo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Esperança (Avenida Esperança, 757), na zona sul da cidade. O encontro preparatório visa mobilizar a sociedade para embasar as discussões da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que será realizada no mês de maio.
“Os encontros preparatórios são muito importantes para o engajamento do maior número de mulheres nas discussões, por isso vão acontecer em locais descentralizados”, ressalta a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Natyara Novais. Até o momento, já estão agendadas sete pré-conferências (acompanhe o cronograma abaixo).
A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada no dia 7 de maio, a partir das 9h, no Espaço Cultural da Urca, com o tema “Democracia e Igualdade”. O objetivo é deliberar sobre diretrizes municipais para as políticas públicas para as mulheres, além de eleger delegadas para a etapa estadual, que acontece em agosto, na capital Belo Horizonte.
As discussões serão
organizadas em
7 eixos temáticos:
1- Economia do Cuidado;
2- Mudanças climáticas e impactos e soluções com enfoque nas mulheres;
3- Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres;
4- Educação inclusiva, igualitária e democrática;
5- Saúde integral das mulheres e garantia de direitos;
6- Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres;
7- Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
“O evento é um momento fundamental na construção de políticas públicas voltadas para a promoção e garantia dos direitos das mulheres no município. Esse processo de participação social é uma oportunidade única para dar voz às mulheres, que poderão apresentar suas demandas e lutas para embasar o planejamento de ação concretas”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.
A Conferência Municipal desempenha um papel essencial, funcionando como a base para a formulação de propostas que representarão as especificidades e desafios de cada região de Minas Gerais na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em setembro, em Brasília.
Confira o cronograma
das pré-conferências
já agendadas:
04/04 – 14 h –
CRAS Esperança
14/04/ – 14h –
CRAS Sul (Kennedy)
14/04 – 19h30 –
Maria Cinderela
15/04 – 14h –
CRAS Leste I
23/04 – 14h – CRAS Volante (Fazenda Mariano)
24/04 – 14h – Centro de Atenção à Saúde
28/04 – 14h – CREAS