Foto: Divulgação

Cafeicultores do Sul de Minas adquirem selo de agricultura regenerativa

Data da Publicação:

07/04/2025

São Gonçalo do Sapucaí, MG – Cafeicultores da microrregião de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul do estado, atendidos pelo Educampo – programa do Sebrae Minas que oferece assistência técnico-gerencial contínua e intensiva para o agronegócio, conquistaram o Certificado em Agricultura Regenerativa da Regenagri, empresa que faz auditoria a partir dos parâmetros de certificação da inglesa Control Union.
A certificação atesta práticas sustentáveis de cultivo com regeneração natural do solo e foi alcançada por meio de parceria entre o Sebrae Minas e a Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass). A apresentação aos produtores rurais ocorreu no dia 3 de abril, em reunião na sede da cooperativa.
As 28 propriedades rurais que ganharam o selo foram avaliadas em critérios como: práticas de cultivo, gestão de resíduos, uso de insumos agrícolas e impacto social. Os produtores tiveram o apoio da cooperativa nos processos de interpretação e implementação da norma e no acompanhamento da auditoria. Com isso, a Coopervass se torna a primeira cooperativa do Sul de Minas, e a terceira do Brasil, a conquistar a certificação Cafeicultura Regenerativa da Regenagri.
“Essa ferramenta será fundamental para nos diferenciarmos e acessarmos novos mercados, permitindo que nossos cooperados e nossa cooperativa agreguem ainda mais valor à produção. Hoje, oferecer qualidade já é uma obrigação, mas queremos ir além, visto que estamos em um novo momento, conectando e intensificando essas ações para gerar ainda mais resultados”, afirma o presidente da Coopervass, Alessandro Alves Herváz.

Valor agregado
Com uma fazenda de 200 hectares, sendo 50 deles destinados à plantação de café, a produtora Luciana Flores Martinson, da cidade de Campanha, é uma das contempladas com a certificação em Agricultura Regenerativa. Para ela, esse reconhecimento valida o constante investimento em treinamentos, consultorias técnicas e melhorias na propriedade.
“A certificação agrega valor ao nosso café, pois comprova que seguimos práticas sustentáveis, respeitando o meio ambiente e as normas trabalhistas, tanto para o mercado interno quanto para a exportação. Não se trata apenas da qualidade do café, mas de todo o processo que envolve seu cultivo, do plantio até a venda. O manejo adequado, o cuidado com os colaboradores e a sustentabilidade financeira são aspectos fundamentais para garantir um produto diferenciado”, ressalta.

Apoio do Sebrae Minas
Conscientes e dispostos a atender a demanda cada vez mais recorrente do mercado, os cafeicultores da região contam com apoio do Sebrae Minas. Por meio do Educampo, programa que oferece consultorias técnico-gerenciais contínuas, capacitações e acesso a ferramentas tecnológicas, os produtores rurais atendidos conseguem aprimorar a gestão das propriedades rurais e aumentar sua competitividade e rentabilidade.
“A certificação de Agricultura Regenerativa representa um grande avanço para os cafeicultores, garantindo práticas sustentáveis que preservam o solo, a biodiversidade e a qualidade do café. O trabalho consistente do Educampo foi essencial nesse processo, preparando os cafeicultores para as novas exigências do mercado, agregando valor ao produto e fortalecendo a competitividade da cafeicultura mineira”, reforça o analista do Sebrae Minas Francisco Corrêa.

Leia Também

Foto: Divulgação

Caged: Minas Gerais tem saldo positivo de mais de 50.000 novas vagas em fevereiro

Belo Horizonte, MG - O mês de fevereiro registrou saldo positivo de 52.603 novos postos de trabalho em Minas Gerais. O valor registrado resulta da diferença entre 283.184 admissões e 230.581 desligamentos, conforme levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir…
Foto: Divulgação

Prefeitura de Poços divulga resultado de seleção para Expo-Arte de Rua 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no Diário Oficial do Município a Portaria Secult nº 5/2025, que torna público o resultado do Edital Secult nº 2/2025 –…
Foto: Divulgação

Procon e Divisão de Igualdade Racial lançam cartaz contra discriminação nas relações de consumo em Poços

Poços de Caldas, MG - O PROCON de Poços de Caldas, em parceria com a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou oficialmente nesta terça-feira (9) o modelo de cartaz…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura realiza reunião com rede de apoio para avançar em ações de Turismo Inclusivo

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu nesta terça-feira, 8 de abril, uma reunião com instituições que integram a rede de apoio às pessoas com deficiência. O encontro…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

IPTU 2025: contribuintes em dia concorrem a carro e outros prêmios

Poços de Caldas, MG - O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 começa nesta semana. Os contribuintes devem ficar atentos às datas de vencimento indicadas nos carnês, que variam de 10 a 16 de abril, conforme o…
Foto: Divulgação

Procon: Bares e restaurantes devem disponibilizar cardápio digital

Poços de Caldas, MG - O Procon de Poços publicou nesta terça-feira (8), uma recomendação para que restaurantes, lanchonetes, bares, pizzarias, hamburguerias e demais estabelecimentos do seguimento de “food service” disponibilizem cardápios digitais acessíveis por meio de QR Codes em…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!