Poços de Caldas, MG – O Departamento Municipal de Água e Esgoto tem participado ativamente no movimento de conscientização sobre o autismo, em especial durante este mês, denominado Abril Azul para dar visibilidade ao tema.
Além da instalação de um coração azul em sua fachada, com os dizeres Igualdade e Respeito, O DMAE também está divulgando mensagem nas contas de água durante todo o mês, a fim de sensibilizar a todos para uma sociedade mais justa e igualitária.
Está prevista ainda a promoção de palestra para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro de suas unidades, buscando envolver os servidores, levando informação sobre tratamento, o combate ao preconceito, inclusão e também sobre os direitos acerca da pessoa com autismo.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Instituto A lançou o calendário Abril Azul, que contempla diversas atividades durante todo o mês. Segundo a secretária de Assistência Social, Marcela Carvalho, essas iniciativas ajudam a ampliar a consciência e a promover mudanças efetivas na sociedade.
Abril Azul
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. Falar sobre o assunto e levar conhecimento são formas de conscientizar. Por isso, a ONU estabeleceu este mês como o Abril Azul, para envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas são autistas no mundo.