Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, setor de Fomento Agropecuário, deu mais um passo importante rumo à valorização da agricultura sustentável. Na última segunda-feira, 7 de abril, foi realizada uma reunião estratégica com representantes da Emater e da AAOP – Associação de Agricultores Orgânicos de Poços de Caldas e Região.
O encontro teve como foco alinhar os últimos detalhes para a criação da Primeira Feira de Orgânicos do município, que promete se tornar um marco no incentivo à produção local, ao consumo consciente e ao fortalecimento da economia verde.
Os produtos orgânicos, reconhecidos por serem cultivados sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou organismos geneticamente modificados, oferecem benefícios tanto para a saúde do consumidor quanto para a preservação do meio ambiente. Além disso, incentivam práticas agrícolas mais justas, que respeitam os ciclos naturais da terra e valorizam o trabalho dos pequenos produtores.
Nos próximos dias, será lançado um edital de chamamento público para a seleção dos feirantes que irão integrar esse novo espaço. Serão contemplados produtores de alimentos orgânicos e naturais, além de artesãos locais, reforçando o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização dos pequenos empreendedores da região.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, a iniciativa representa um avanço significativo. “Estamos muito orgulhosos de contribuir com a criação da primeira Feira de Orgânicos de Poços de Caldas. Trata-se de uma política pública que une saúde, sustentabilidade e geração de renda, promovendo a conexão entre quem produz de forma consciente e quem busca uma alimentação mais saudável e responsável”, destacou.
A feira de produtos orgânicos será realizada aos sábados, no bairro Vila Cruz.