Poços de Caldas, MG – “As pretinhas são o melhor que há (…) Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. A letra da canção “Amoras” faz parte do segundo álbum do cantor de Rap Emicida e inspirou a produção de seu primeiro livro infantil, de mesmo título. “Amoras” é a indicação de leitura das bibliotecas desta semana, dentro do Mês da Literatura Infantil.
O artista transformou a música em sua primeira produção para crianças. A inspiração surgiu de uma conversa com a filha, Estela, na época com 7 anos. A obra conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo, abordando temas como negritude, representatividade, preconceito e autoconfiança. A produção tem ilustrações de Aldo Fabrini, que estimula todos os saberes das crianças a partir de cores e traços.
Para o mês que celebra a literatura infantil esta obra é uma indicação doce como as amoras pretinhas, que dão frutos na imaginação de quem ouve e lê. Em cada página a pluralidade do mundo invade e traz a perspectiva enriquecedora do valor de ser quem se é. Como diz Emicida: “Como o pensar infantil fascina”. Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
“Amoras” está disponível para empréstimo na Biblioteca Centenário.