Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, o Espaço Cultural da Urca foi palco da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”, o evento reuniu mais de 250 participantes entre representantes do poder público, sociedade civil e instituições de acolhimento. Organizada pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência teve como objetivo principal discutir e aprimorar as políticas públicas voltadas à população idosa.
O evento teve o prefeito Paulo Ney de Castro em sua abertura que destacou a importância do idoso e a necessidade de discutir as causas e demandas desta faixa etária.
A programação se estendeu das 8h às 17h, com palestras pela manhã abordando subtemas relacionados ao envelhecimento, e, à tarde, discussões em grupos de trabalho organizados em cinco eixos temáticos: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos Direitos Sociais; Fortalecimento de Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e para o Acesso ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa; Proteção e Enfrentamento a todas as Formas de Violência, Abandono Social e Familiar da Pessoa Idosa; Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das Múltiplas Velhices; Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Hellen Gonçalves Gervásio, destacou a importância do evento como espaço de troca de conhecimento e ação efetiva:
“Reunimos na Urca mais de 250 pessoas, debatendo os direitos das pessoas idosas. É um espaço muito amplo de conhecimento, de troca, mas principalmente de ação, de colocar em prática políticas públicas e garantir mesmo o direito das pessoas idosas.”
Hellen, que também atua como assistente social no Lar dos Velhinhos, ressaltou a necessidade de criar mecanismos para um envelhecimento saudável: “Todos nós vamos estar chegando nesse período de envelhecimento, se der tudo certo no percurso, então é importante a gente criar mecanismos, políticas públicas para que a gente tenha um envelhecimento cada vez mais saudável.”
O agente comunitário de saúde e conselheiro municipal do Idoso, Paulo Danilo Vieira, abordou a questão da violência contra a pessoa idosa, enfatizando a necessidade de combater o idadismo:
“O idadismo é uma coisa que está institucionalizada, infelizmente, no nosso país. E essas coisas que a gente precisa combater. Eu vejo muito o lado da violência com relação à pessoa idosa.”
A secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, enfatizou o papel das conferências como espaços democráticos de reflexão:
“As conferências municipais são espaços importantes e democráticos de reflexão e discussão, sempre pensando no aprimoramento das políticas públicas.” A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Poços de Caldas integra a etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ocorrer em Brasília, de 19 a 22 de agosto de 2025. As propostas discutidas e aprovadas no âmbito municipal serão levadas às etapas estadual e nacional, contribuindo para a formulação de políticas públicas que promovam um envelhecimento digno, seguro e participativo em todo o país.
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos