Poços de Caldas, MG – Na noite desta quinta-feira (10), o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e a Biblioteca Municipal Centenário estenderam seu horário de funcionamento para oferecer ao público uma programação cultural gratuita e diversificada, dentro da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas.
No Museu, visitantes puderam explorar o acervo histórico. Além de turistas e moradores, o espaço também recebeu estudantes da Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, que participaram de visitas guiadas.
“A participação dos alunos e da comunidade é muito importante para fortalecer o papel do museu como espaço de educação e memória”, destacou a coordenadora do museu, Lavínia Crestani do Vale. Já a Biblioteca Centenário, localizada no Espaço Cultural da Urca, contou com a exibição do curta-metragem Olhos Acebolados, na programação da Cineteca Centenário. O público também teve acesso aos serviços de cadastro, empréstimos e devoluções.
“Nosso objetivo é aproximar ainda mais a biblioteca da população, mostrando que esse espaço está vivo, acessível e cheio de possibilidades”, afirmou a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Elisa Cassaro. Os visitantes elogiaram a iniciativa e destacaram a oportunidade única de conhecer melhor os espaços culturais durante o período noturno.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas é uma iniciativa que ocorre a cada dois meses em diversas cidades do estado, com o objetivo de ampliar o acesso da população aos espaços culturais no período noturno, por meio de atividades como exibições, oficinas, saraus, espetáculos e outras ações artísticas.