Poços de Caldas, MG – No último sábado, 12 de abril, a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu mais um “Dia D” de vacinação, oferecendo à população não imunizada a oportunidade de se proteger contra a Febre Amarela. As ações de vacinação foram intensificadas após a confirmação de um caso humano da doença na cidade. Dezesseis salas de vacina ficaram abertas das 8h às 17h.
Resultados do “Dia D”
Cartões avaliados: 1124
Pessoas vacinadas: 171
Vacinação em dia: 919
Em janeiro deste ano, foi registrado um caso da doença em um primata não humano. Desde então, a Prefeitura, em parceria com diversas secretarias, tem realizado uma força-tarefa para conter a disseminação do vírus em Poços de Caldas.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, com alta taxa de mortalidade. Cerca de 50% a 60% dos pacientes que desenvolvem a forma mais severa podem vir a óbito. A vacinação é a principal medida de prevenção e controle da doença, sendo segura, eficaz e oferecendo proteção vitalícia.
Além da imunização, agentes de Endemias do Departamento de Vigilância Ambiental realizaram uma ação no bairro Jardim Amaryllis, na zona leste, visitando residências e comércios para orientar a população e verificar os cartões de vacinação.
Como parte do esforço contínuo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando mais uma ação de vacinação na terça-feira, 15 de abril, na Câmara Municipal, das 14h às 17h, na rua Junqueiras, 454 – Centro
QUEM DEVE SE VACINAR?
Crianças ao completarem 9 meses de vida: 1 dose.
Crianças ao completarem 4 anos: 1 dose de reforço.
Pessoas de 5 a 59 anos, não vacinadas ou sem comprovante: 1 dose.
Quem tomou apenas 1 dose antes dos 5 anos de idade: 1 dose de reforço.
Para pessoas com 60 anos ou mais, a necessidade da vacina deve ser avaliada pelo serviço de saúde.
Além do Dia D, a Secretaria de Saúde tem disponibilizado horários estendidos nas salas de vacina ao longo da semana.
É a Prefeitura de Poços junto com você no combate a febre amarela!