Poços de Caldas, MG – Na última semana, a supervisora de educação do Instituto Moreira Salles, Letícia Pereira, recebeu a equipe de projetos e formação de professores da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de estabelecer parceria para o desenvolvimento de formação para professores e visita guiada para alunos da Rede Municipal de Ensino.
A iniciativa conjunta vai proporcionar aos educadores das unidades municipais uma formação com carga horária de 8 horas, além de visita guiada pela exposição “Dignidade e Luta: Laudelina de Campos Mello”. “É uma mostra riquíssima que poderá ser trabalhada nas diversas áreas do conhecimento de maneira transversal”, destaca a coordenadora do Centro de Referência do Professor (CERPRO), Denise Nery Ramos.
Ao final da formação, o Instituto também oferecerá transporte para que os alunos da Rede Municipal possam conhecer a trajetória, o pensamento e a militância de Laudelina, refletindo sobre sua luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico. “O contato com a cultura ajuda nossos estudantes a expandirem sua visão de mundo, permitindo que compreendam e respeitem diversas perspectivas e modos de vida”, ressalta a gerente do Setor de Projetos, Laura Regina Sangiorato Mores.
O objetivo é que, após a capacitação dos professores e a visitação dos alunos, o tema seja integrado ao cotidiano escolar, culminando em uma exposição dos trabalhos realizados, que dará protagonismo aos estudantes.
A exposição
A exposição “Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello” celebra o legado, a trajetória e a resistência de uma das figuras mais importantes na história do Brasil na defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas e na luta contra o racismo. Laudelina de Campos Mello (1904–1991) foi uma sindicalista e ativista fundamental na luta pelo reconhecimento e pela valorização do trabalho doméstico no Brasil. Fundadora do primeiro sindicato das empregadas domésticas do país, dedicou-se ao combate à exploração da categoria e à conquista de direitos trabalhistas. Sua militância começou ainda jovem, em Poços de Caldas, e se estendeu por décadas.