Poços de Caldas, MG – A Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da Delegacia Especializada em Trânsito e Acidentes de Veículos de Poços de Caldas, deflagro operação integrada com a Polícia Militar, dando cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão domiciliares e a dois mandados de internação de adolescentes infratores, os quais possuem envolvimento com atos infracionais análogos a crimes de roubo majorado tendo como objeto material veículos automotores.
Os roubos a veículos automotores em Poços de Caldas-MG voltaram a se intensificar a partir de dezembro de 2024, sendo que as investigações foram iniciadas após cada fato e, gradativamente, foi descoberto que havia uma quadrilha, cujos integrantes, em sua maioria, seriam adolescentes, cometendo os referidos atos infracionais na cidade, todos perpetrados mediante violência e grave ameaça à pessoa e com o uso de armas de fogo.
Os dois adolescentes apreendidos tiveram participação comprovada no ato infracional análogo ao roubo de um veículo da marca Jeep, modelo Renegade, subtraído da vítima no estacionamento da universidade PUC em Poços de Caldas, cujo fato ocorreu em 18 de fevereiro de 2025.
Somente no ano de 2025 foram mais de dez roubos à mão armada de veículos registrados na cidade, havendo suspeitas de que somente um dos adolescentes apreendidos teria participação na maioria delas.
Os adolescentes cuja participação foi comprovada no ato infracional sob investigação tiveram as suas internações prontamente decretadas pela Justiça da Infância e Juventude local, após manifestação do Ministério Público, e foram encaminhados ao Centro Socioeducativo de Araxá-MG.
A Polícia Civil espera que, principalmente com a contenção do adolescente, os índices de roubos a veículos automotores na cidade venham a cair vertiginosamente.
As investigações prosseguem com o propósito de se apurar a participação de indivíduos imputáveis do ponto de vista penal e de outros adolescentes.