Poços de Caldas, MG – A fase microrregional do xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi realizada no último fim de semana no ginásio municipal Issah Sarraf, em Poços de Caldas, reunindo 40 alunos da rede pública e privada. As disputas definiram os quatro melhores colocados de cada categoria, que agora seguem para a próxima etapa, em Campestre.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Esportes, Zelia Testi, do professor Deusdedit Assis Filho, o “Dedão”, e do instrutor do projeto Poços Ativa, professor William Silva. Ao final das partidas, foram definidos os classificados por módulo e gênero.
No Módulo 1, categoria feminina, avançaram Manuela Silva (E.E. David Campista), Esther Santos (E.M. Edyr Frayha), Celena Micaela (E.M. Vitalina Rossi) e Livia Marques (Pelicano). No masculino, os classificados foram Felipe Petry (Caic), Vinicius Freitas (Pelicano), Arthur Silva (E.M. José Gregório) e Ediel Romão (Pelicano).
Já no Módulo 2, na categoria feminina, seguem adiante Lavinia Russo (E.M. Vitalina Rossi), Luiza Valentina (Pelicano) e Aryanne Silva (Pelicano). No masculino, os classificados foram João Linhares, Santiago Micael e Enzo Campos, todos do IF Sul de Minas, além de Gabriel Artur (Pelicano).
A secretária de Esportes, Zelia Testi, destacou a importância do evento. “Os Jogos Escolares cumpriram seu papel, mostrando que o esporte é um caminho para o desenvolvimento integral dos jovens e para o fortalecimento dos laços entre os estudantes”. Ela ainda ressaltou que “o principal objetivo dos JEMG é fomentar a prática do esporte com fins educativos, além de promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos”.
Após a etapa microrregional, os classificados disputam as fases regional e estadual. Os Jogos Escolares de Minas Gerais selecionam os representantes do Estado para as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.