Poços de Caldas, MG – O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão – Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O objetivo é aumentar a oferta de trabalho, de modo que a Prefeitura crie ações de contrapartida com iniciativas privadas, entre outras ações, gerando a real inclusão dos PcDs em diversos empregos.
A dificuldade de inserção no mercado de trabalho motivou a elaboração da Indicação. “Nós recebemos uma demanda de famílias que têm adolescentes PcDs e que passam por essa dificuldade. Já existe o Poços Promove Mulher, Poços Promove Jovem, e a gente propõe que seja feito o Poços Promove Inclusão, porque sentimos falta desse auxílio na inclusão de jovens PcDs no mercado, na preparação e inserção no mercado de trabalho”, explica o vereador.
Como este tipo de iniciativa deve partir do poder executivo, Tiago Mafra fez a Indicação propondo que as Secretarias adotem uma linha do projeto já existente. Para ele, é essencial que o município tenha essa proatividade, já que dados do IBGE apontam que o número de PcDs chega a 24% da população brasileira. A matéria apresentada sugere algumas propostas, como auxiliar os empregadores com redução de IPTU e ISS, além da criação de um banco de talentos próprios a essas pessoas, uma capacitação aliada a outras instituições, para que todas tenham maior acessibilidade em seus locais, e uma linha de crédito com juros reduzidos.
Mafra afirma que a inclusão de PcDs não é apenas um dever legal (Lei nº 8.213/91), mas um compromisso ético. “O Poços Promove Inclusão pode ser um marco nessa jornada, e coloco-me à disposição para articular diálogos com entidades e a sociedade civil”, conclui.