Foto: Divulgação

Minas Gerais lança duas novas rotas turísticas durante a WTM Latin America

Data da Publicação:

17/04/2025

Poços de Caldas, MG – Duas novas rotas turísticas: Vulcânica e Caparaó Mineiro, foram lançadas nos dias 14 e 15 de abril, respectivamente, durante a WTM Latin America, em São Paulo. Os novos produtos estão ancorados na vocação cafeeira de Minas Gerais e fazem parte da estratégia de diversificação da oferta turística do estado, um trabalho liderado pelo Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
A Rota Vulcânica inclui experiências gastronômicas, sensoriais, culturais e de contato com a natureza nos municípios de Andradas, Caldas e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. A formação rochosa da região, advinda de um vulcão extinto há muito tempo, resultou em cadeias de montanhas com altitudes que chegam a 1500m. Essa geografia, somada ao solo rico em minerais, ao clima ameno e ao trabalho cuidadoso e profissional dos cafeicultores da região favorecem a produção de cafés de qualidade, um dos principais atrativos da nova rota.
Já a Rota Caparaó Mineiro engloba os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, localizados na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A nova rota amplia a oferta de experiências para quem visita a região que também é conhecida pela produção de cafés especiais e por abrigar o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira, o ponto mais alto do Sudeste brasileiro. Além de se conectarem com a natureza deste que é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil, os visitantes poderão conhecer os processos de cultivo do café, experimentar a gastronomia local e mergulhar no dia a dia dos anfitriões da rota.
As duas novas rotas se somam a outras quatro já lançadas pelo Sebrae Minas e pela Secult: Rota da Canastra, Rota Queijo do Serro, Café do Sul de Minas e Café do Cerrado Mineiro. Por meio da estratégia Check in Turismo, o Sebrae Minas apoia os municípios e empreendedores dessas regiões na concepção e estruturação das experiências que compõem as rotas, na qualificação dos negócios e no acesso a mercados, por meio da divulgação dos produtos em eventos do setor, como a WTM. “Esse trabalho está ampliando as oportunidades de atração e aumento da permanência de turistas em Minas Gerais, impulsionando os pequenos negócios, a geração de trabalho, renda e desenvolvimento nessas regiões”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
“O lançamento das Rotas Vulcânica e Caparaó mostram ao Brasil e ao mundo regiões singulares do país, com características únicas, diversidade cultural e forte potencial turístico. Essas rotas valorizam os produtores locais e oferecem ao visitante uma experiência sensorial completa: natureza, saúde, vinho, cultura, bem-estar, beleza cênica das montanhas, o aroma do café especial, o frescor das cachoeiras e a generosidade do povo mineiro”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Pitch para compradores
Uma missão composta por 15 empreendedores das seis rotas turísticas das regiões cafeeiras de Minas Gerais participará de pitches durante a WTM, para apresentação de seus produtos turísticos para compradores. Os pitches serão realizados no estande do Sebrae Nacional. Cada empresário terá 10 minutos para falar sobre seus produtos e sobre as novas rotas turísticas.

Sobre a WTM Latin America
É considerado o maior evento B2B de viagens e turismo da América Latina. Reúne compradores, influenciadores e profissionais da indústria de viagens e turismo. Será realizado de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Leia Também

foto-filosofo-18-04-25

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG- Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo seus…
foto-volei-amistoso-17-04-25

Crescimento do vôlei em Poços é celebrado em amistoso entre projetos locais

Poços de Caldas, MG – O vôlei masculino de Poços de Caldas vem ganhando força e visibilidade, e na última segunda-feira (14/04), essa evolução pôde ser conferida de perto no Ginásio Isah Sarraf, durante um amistoso entre as equipes Expansão…
foto-turismo-cultura-17-04-25

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas,MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Convidados…
Foto: Divulgação

BMX Poços Clube se destaca na 2ª etapa do Campeonato Paulista com 35 atletas e 30 pódios em Americana

Poços de Caldas, MG - O BMX Poços Clube mais uma vez representou com garra e talento a cidade de Poços de Caldas na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing, realizada no último dia 13 de abril, na…
Foto: Divulgação

Prefeito Paulo Ney visita Projeto Caça Talentos e destaca impacto social do esporte

Poços de Caldas, MG – O prefeito Paulo Ney visitou, na tarde desta quarta-feira (16), o Projeto Caça Talentos, uma iniciativa que atende alunos do 6º ao 9º ano no contraturno escolar com aulas de jiu-jitsu, promovendo o desenvolvimento físico,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!