Poços de Caldas, MG – Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos eventos mais relevantes no cenário das artes integradas do Brasil. A ida aconteceu com o apoio do Edital Oportunidades Culturais/PNAB, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Agora, como parte da contrapartida exigida pelo edital, ela compartilha a experiência, convidando artistas, produtores e gestores culturais, técnicos e gestores públicos, estudantes das artes e humanidades, pesquisadores e pessoas envolvidas com práticas culturais, para um momento de troca e construção coletiva.
A oficina “Festivais Culturais – Estratégias e Curadoria” acontece no dia 24 de abril, às 19 horas, na Biblioteca Centenário, dentro do Espaço Cultural da Urca. O encontro é gratuito e com vagas limitadas. A idade mínima é 18 anos e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line: https://forms.gle/fju7jNTtfVxcy7w98.
Durante a atividade, Daniela conduzirá reflexões práticas e conceituais sobre o que significa programar um festival. A conversa passará por questões como o que é uma curadoria; de que forma se constrói uma programação que leve em conta as diferentes linguagens artísticas, as estruturas técnicas disponíveis, os temas em pauta e o público envolvido; quais são os limites e as possibilidades de um festival cultural inserido em um território específico; democratização de acesso que funcione, inclusão, descentralização atendimento de crianças, mulheres e idosos, diversidade de gênero.
A proposta não é apenas teórica. Dani propõe que ao final da oficina, seja produzido coletivamente um instrumento colaborativo para sistematização e curadoria de festivais culturais em Poços de Caldas. O material será entregue à Secretaria Municipal de Cultura e também disponibilizado às câmaras setoriais do Conselho Municipal de Política Cultural.
Como foi a experiência
no Vertentes
O Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes é reconhecido como um dos mais importantes festivais de artes integradas do país. A programação reúne concertos, exposições, espetáculos de artes cênicas, exibições, bate-papos, residências artísticas, oficinas, além de uma série de atividades voltadas para a promoção das artes e do conhecimento.
Segundo Dani, a passagem por Tiradentes foi um mergulho em processos de planejamento, organização e execução de atividades culturais que dialogam diretamente com os públicos e com os territórios. A vivência no Artes Vertentes também reforçou a importância da escuta, da estrutura e da continuidade para que um festival não seja apenas um evento isolado, mas um espaço de construção e troca constante entre artistas, comunidades e instituições.
Serviço
Oficina “Festivais Culturais – Estratégias e Curadoria”, com Dani Alvisi
Data: 24/04
Horário: das 19h às 21h
Local: Biblioteca Centenário – Espaço Cultural da Urca
Vagas limitadas
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/fju7jNTtfVxcy7w98