Poços de Caldas, MG – No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM.
A matéria de enfrentamento do curso foi direcionada às Inteligências Artificiais, em um estudo comparativo entre o CHATGPT e o DEEPSEEK, bem como no reflexo da Filosofia Chinesa na configuração e constituição desta última ferramenta, criada pelos chineses.
O tema é deveras complexo e abrangente e gerou debate consistente, além da profícua explanação do mestre sobre as diferenças entre a Inteligência Artificial criada pelos norte-americanos e a IA criada pelos chineses e quais os reflexos a curto e longo prazo.
O objetivo deste curso, que pode ser feito por módulos separadamente, é fazer da Filosofia uma ferramenta do cotidiano, estimulando o pensamento crítico e fomentando a troca de ideias e a busca de conhecimento para transformação pessoal e social. Como dizia Platão: “Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo”.
O próximo módulo será no dia 14 de junho, e o tema será divulgado no mês de maio.
A participação é livre, sem exigência de quaisquer critérios, pois o grupo é heterodoxo e flexível. A taxa cobrada é módica, R$ 50,00 (cinquenta reais), apenas para custear o espaço e o transporte do professor.