Poços de Caldas, MG – Com entrada gratuita, as atividades acontecem nos dias 27 e 29 de abril no centro cultural. A palestra de Elisabete dialoga com a exposição Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello, em cartaz no IMS.
O Instituto Moreira Salles participa da vigésima edição da Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que acontece entre 26 de abril e 4 de maio, com dois eventos que tratam de memória, literatura e resistência. As atividades são gratuitas e integram a programação oficial do evento.
No dia 27 de abril (domingo), às 13h30, o IMS recebe o escritor português Valter Hugo Mãe, presente pela primeira vez em Poços de Caldas, para uma roda de conversa sobre sua obra. Considerado uma das vozes mais importantes da literatura contemporânea de língua portuguesa, o autor já recebeu prêmios como o José Saramago (2007) e o Grande Prêmio Portugal Telecom (2012). A mediação será feita pelo professor Sergio Montero.
No dia 29 de abril (terça-feira), às 19h, será realizada uma palestra sobre Laudelina de Campos Mello (1904-1991), pioneira na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil, homenageada em exposição em cartaz no IMS Poços. A palestra será ministrada pela pesquisadora Elisabete Aparecida Pinto, professora da UFBA, cuja dissertação de mestrado trata da trajetória de Laudelina, com mediação do historiador Lucas Santos. A conversa tratará do impacto da ativista na vida de outras mulheres e como sua história segue presente nas lutas contemporâneas por dignidade e reconhecimento.
As atividades são gratuitas e abertas ao público, com distribuição de senhas 1 hora antes do início. Sujeito à lotação.
Mais sobre a
exposição Dignidade
e luta: Laudelina
de Campos Mello
A mostra apresenta a trajetória, o pensamento e a militância de Laudelina de Campos Mello (Poços de Caldas/MG, 1904 – Campinas/SP, 1991), sindicalista e importante ativista na luta pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico e pela conquista de direitos para a categoria, também atuante na luta antirracista. Com curadoria de Raquel Barreto e Renata Sampaio, e assistência de Phelipe Rezende, a exposição reúne fotografias, matérias de imprensa, documentos e objetos pessoais de Laudelina, além de obras de 41 artistas de várias gerações e regiões do país. A mostra está aberta a visitação até 14 de setembro, de terça a sexta, das 13h às 19h, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h, no IMS Poços, localizado na Rua Teresópolis, 90.
Serviço
Roda de conversa com Valter Hugo Mãe
27 de abril, às 13h30
Laudelina por ela mesma: celebrando a vida através do tempo, com Elisabete Aparecida Pinto – 29 de abril, às 19h
Entrada gratuita | Senhas distribuídas 1 hora antes
Programação completa em: ims.com.br
IMS Poços – Rua Teresópolis, 90, Poços de Caldas, MG