Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de 3 mil profissionais do trade turístico de diversas regiões do país e cerca de 4 mil visitantes.
Durante a programação, Poços de Caldas teve papel de destaque no lançamento oficial, dentro de Minas Gerais, da Rota Vulcânica — novo produto turístico que integra os municípios de Poços de Caldas, Caldas e Andradas, localizados no sul da Mantiqueira mineira. A proposta reúne experiências relacionadas ao turismo de saúde, enoturismo e turismo termal, explorando o diferencial geológico da região, que se formou sobre uma antiga caldeira vulcânica, rica em minerais, minérios e águas sulfurosas.
Essas características conferem à produção local sabores únicos e autênticos, exigindo práticas de cultivo diferenciadas. “Parte da nossa equipe esteve em Belo Horizonte reforçando a potência que é Poços de Caldas e a nossa região”, destacou o secretário municipal de Turismo, Arison Siqueira.
O lançamento da Rota Vulcânica foi realizado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, com a presença dos coordenadores da secretaria municipal de Turismo, Jonathan Rosa e Laura Tassinari.
“Os lançamentos que fizemos na MTM 2025 representam um novo capítulo para o turismo em Minas Gerais. Estamos conectando territórios, fortalecendo experiências autênticas e mostrando ao Brasil e ao mundo que Minas é múltipla, diversa e preparada para receber com excelência. É o turismo como motor de desenvolvimento e identidade”, ressaltou Leônidas.
A apresentação da Rota Vulcânica integra um movimento mais amplo de fortalecimento do turismo mineiro, com o lançamento de novas rotas estruturadas em parceria com Sebrae Minas, Codemge e parceiros municipais e regionais. As iniciativas estão alinhadas à estratégia estadual de promoção dos destinos e de valorização do turismo como vetor de desenvolvimento.
Enquanto o turismo nacional registrou recuo de 6,1% em janeiro e leve recuperação de 2,9% em fevereiro, Minas Gerais se destacou ao crescer 1,7% no mesmo mês, com previsão de encerrar o primeiro quadrimestre com crescimento acima da média nacional. O desempenho positivo reflete investimentos consistentes do Governo de Minas: somente em fevereiro, mais de R$ 6 milhões foram destinados aos municípios participantes do ICMS Turismo, beneficiando 581 cidades.
O encerramento da MTM 2025 foi marcado por uma programação intensa, com capacitações e pitchs para agentes de viagens, degustações de produtos típicos e apresentações nas Cozinhas Vivas, consolidando Minas Gerais como um dos grandes protagonistas do turismo no Brasil. A Minas Travel Market é fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG) e a BBC Eventos.