Poços de Caldas, MG – A Caldense entra oficialmente na contagem regressiva para a estreia no Campeonato Mineiro Módulo II. No próximo domingo, dia 4 de maio, a equipe comandada pelo técnico Tiago Oliveira fará sua primeira partida na competição diante da Patrocinense, no Estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. A preparação foi marcada por quatro amistosos, com duas vitórias e duas derrotas, sendo o último deles uma goleada expressiva por 6 a 1 sobre o Vila Real, de Machado, no sábado (27).
A vitória no último teste serviu como injeção de ânimo para a Veterana. O técnico Tiago Oliveira destacou a evolução do time ao longo dos compromissos preparatórios. “Estamos evoluindo. Começamos com um teste mais difícil contra a Inter de Limeira, equipe forte que vai disputar o título da Série D. Depois fomos diminuindo um pouco o nível dos adversários, mas o mais importante foi a nossa evolução tática. Variamos o sistema nessas partidas e chegamos preparados para a estreia”, explicou.
Durante a partida contra o Vila Real, o treinador testou diferentes formações e avaliou jogadores que ainda disputam vaga no time titular. “Temos possibilidades. Hoje o Gleicinho também trabalhou bem, é uma opção. Estou muito satisfeito com a entrega e a dedicação dos atletas. O mais importante é ter essa característica vitoriosa de buscar resultados, independentemente de onde vamos jogar. Mas sabemos que nesta semana que antecede a estreia ainda temos ajustes a fazer.”
Tiago Oliveira foi direto ao apontar onde o foco da equipe estará nos próximos dias. “Temos que evoluir ainda algumas questões internas. Mas se vocês observarem, a cada jogo estamos crescendo. Hoje já tivemos mais finalizações e gols. Defensivamente ainda precisamos ajustar algumas situações. O grupo está fisicamente bem, embora alguns atletas tenham chegado em níveis diferentes. Esta semana será essencial para a adaptação de todos e para reforçar a parte tática.”
Para o técnico da Caldense, a estreia contra a Patrocinense é tratada com extrema seriedade. “Já estamos pensando no Patrocinense há algumas semanas. Para nós, é como uma final de Campeonato Mundial. Falo sempre para os jogadores que o próximo jogo é o mais importante. Sabemos que eles montaram um time forte, estão investindo bem. Conheço a estrutura de lá, trabalhei na Patrocinense e sei da seriedade e do investimento financeiro que estão fazendo.”
Apesar do respeito ao adversário, o treinador mostra confiança. “Estamos trabalhando com os pés no chão, conscientes das dificuldades, mas muito confiantes e convictos de que vamos fazer uma boa estreia. Felizmente, nosso departamento médico está tranquilo, ninguém lesionado. Isso é resultado do trabalho da nossa comissão técnica, como o professor Caldiron, o Ailton Trevisan, o Guilherme e o pessoal da fisiologia. Todos estão contribuindo para que tenhamos o grupo à disposição.”
Do outro lado do amistoso, o treinador do Vila Real, Simião, também fez uma análise positiva da partida. “Estar aqui no CT da Caldense, onde fui muito feliz, é sempre especial. Esse amistoso foi importante para os nossos meninos, que tiveram a oportunidade de vivenciar um jogo mais técnico e difícil, onde não tiveram tanto domínio das ações e precisaram lidar com a pressão e a intensidade de uma equipe mais forte.”
Segundo ele, o teste serviu como preparação para os desafios da primeira divisão do Campeonato Mineiro Sub-20, onde o Vila Real terá adversários como Cruzeiro, Atlético e América. “Vamos ter confrontos mais duros. Para o clube, é a primeira vez na elite; para mim, é a segunda. Já tive essa experiência e sei das dificuldades. Mas temos bons jogadores, alguns com passagem pelo Flamengo, e vamos ajustar os detalhes durante a pré-temporada.”
Simião também aproveitou para elogiar o trabalho de Tiago Oliveira à frente da Caldense. “É um trabalho maravilhoso, com leitura tática apurada. O que ele nos apresentou hoje foi muito importante para nossa evolução.”
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc
@mantipocos