Mais um ano está prestes a se iniciar, e com ele vêm os planejamentos que até o momento não foram possíveis realizar, as promessas clichês de começar a dieta, ir à academia, guardar dinheiro, trocar de carro, parar de fumar, começar algum curso, entre vários outros.
Colocar em prática essas metas não é uma missão tão fácil, não é mesmo?
Começar uma dieta sem conseguir resistir as guloseimas do dia a dia é quase impossível.
Quantas pessoas planejam encontrar um amor, mas nos tempos vagos só ficam dentro de casa, dificultando oportunidades que poderiam surgir. Outras querem começar um curso, mas o cansaço da rotina de trabalho faz com que deixem para o dia seguinte e o dia do início nunca chega.
Cerca de 80% das pessoas vão desistir antes mesmo de tentar ou do primeiro mês.
As metas são pontos ou terminações que objetivamos alcançar em um curto tempo. Porém, surgem acasos e oportunidades que os fazem sair da linha., seja um convite para jantar, tirando da dieta naquele dia, um convite para viajar com os amigos, fazendo-o usar aquele dinheiro que estaria começando a guardar, aquela ansiedade que o moveu fumar um cigarro após semanas sem fumar, aquele novo amor tão esperado, que sem perceber você acaba deixando sua prioridade de lado e vivendo as dele. As metas são definições em um momento de certeza, mas somos presos a circunstâncias e por tais razões mudamos nossas prioridades sem muita razão.
Já pensou em conseguir alcançar uma meta? Quem você seria se alcançasse essa meta? Por que alcançar essa meta é importante pra você?
Essas questões podem servir de base para o comprometimento com o que deseja alcançar, seja intelectual ou emocional. É extremamente importante a sua honestidade consigo para cada resposta das questões citadas.
Prepara-se para ser quem você quer ser e o que escolher ser, a vida lhe dará várias oportunidades para se autossabotar. Comprometimento é a chave.
Não adianta pensar apenas no resultado final da meta, pois tem um processo que deve ser seguido através de ações para que se obtenha o resultado.
Vou deixar algumas dicas para alcançar os objetivos do ano novo: estabeleça metas menores e com maior probabilidade de serem atingidas, seja realista, faça anotações, acredite em você, celebre as conquistas, seja protagonista, não desista,
Desejo a todos um Feliz Ano Novo! Que 2023 seja repleto de planejamentos e conclusões.
Thays Cristina de Melo Biazzo
psicóloga clínica
CRP-SP 06/176689
CRP-MG 04/IS01184
Cel. (19) 9 9996-0206