edi_21

Editorial / Idoso

Data da Publicação:

02/10/2019

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), ontem foi o Dia Internacional do Idoso. A data é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos e que com ela novas dificuldades.
É possível ter qualidade de vida sendo idoso no Brasil? Do ponto de vista do apoio ao idoso pelo poder público não se pode garantir qualidade. Estamos muito aquém ainda para que isto seja realidade.
Segundo o médico geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Renato Bandeira de Mello, qualidade de vida é algo subjetivo: depende da percepção do indivíduo sobre o que é felicidade.
Mas, em termos gerais, acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada à vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável, e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais.
“Isso significa contato com a família, amigos e colegas de trabalho”, resume Mello.
Isto mesmo, além do governo o idoso tem contar com a família. O seu papel para a qualidade de vida do idoso, além de relevante, está previsto em leis. “Mais do que um papel, os familiares têm obrigação com os idosos. Isso, inclusive, é respaldado pelo Estatuto do Idoso”, explica o diretor da SBGG.
Obrigação amparada por lei não significa que será suficiente para um apoio ideal. O estatuto prevê que a família se envolva nos cuidados e na proteção do idoso, mas nem sempre isto acontece e acaba caindo nas mãos do poder público, que também tem deficiência no atendimento.
Respondendo à pergunta inicial, a qualidade de vida do idoso brasileiro depende muito de origem, condição social e da condição da família. Além de tudo isso, depende também de pessoas envolvidas na questão.

Leia Também

foto-editorial-investimentos-01-04-25

Atração de investimentos

Desde 2019, Minas Gerais tem se consolidado como um dos estados mais atrativos para novos negócios e expansão de empreendimentos no Brasil. O resultado mais recente comprova essa trajetória: o Governo de Minas ultrapassou a marca histórica de R$ 475…
foto-secretaria-centro-adminsitrativo-01-04-25

Todas as secretarias já estão no Centro Administrativo

Poços de Caldas, MG - Com a chegada da Secretaria de Esportes nesta semana, todas as secretarias municipais já estão oficialmente instaladas no Centro Administrativo. Esse marco representa a conclusão do processo de centralização das pastas, iniciado com a mudança…
foto-campanha-absorventes-01-04-25

Câmara encerra campanha do Mês da Mulher com arrecadação de mais de cinco mil absorventes

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços, através da Comissão de Direitos da Mulher, Escola do Legislativo e Gerência de Comunicação, realizou a Campanha de Arrecadação de Absorventes, dentro das ações do Mês da Mulher. Na última segunda-feira…
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Turismo em alta

O mês de fevereiro de 2025 consolidou mais um marco positivo para o turismo brasileiro. Segundo dados do Ministério do Turismo, compilados a partir das Estatísticas do Setor Externo do Banco Central, o país recebeu mais de 1,3 milhão de…
Foto: CMPC/Divulgação

Palestra sobre Empreendedorismo Feminino é destaque no Mês da Mulher

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços realizou, na última semana, a palestra Empreendedorismo Feminino e Mercado de Trabalho, com a presença da empresária Ana Cecília Pezzi Lucchesi. O evento fez parte das ações do Legislativo no Mês…
Foto: Divulgação

Prefeito Paulo Ney assina Acordo Coletivo para o biênio 2025/2026

Poços de Caldas, MG - O prefeito Paulo Ney assinou nesta sexta-feira (28), o Acordo Coletivo de Trabalho para o biênio 2025/2026. A proposta final apresentada pelo Executivo foi aceita e resultou em um acordo que garante avanços tanto para…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!